JORNAL

Resíduos sólidos é tema de debate sobre Meio Ambiente


Coleta de óleo de cozinha para a Cooperselecta são ações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Foto: Paulo de Souza/SMABC

Coleta de óleo de cozinha para a Cooperselecta são ações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Foto: Paulo de Souza/SMABC

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o Sindicato promove nesta sexta, dia 7, um debate sobre resíduos sólidos e lança uma campanha para arrecadação de óleo de cozinha para a CooperSelecta. (Veja matéria nesta página).

O debate, realizado em parceria com o Movimento de Alfabetização do ABC, o Mova-ABC, às 18h, no Centro de Formação Celso Daniel, será uma atividade preparatória para a I Conferência Regional do Meio Ambiente, que acontece nos dias 14 e 15 de junho no Consórcio Intermunicipal do ABC.

Os palestrantes convidados para esta primeira etapa de discussões sobre o tema são a vice-coordenadora do curso de Planejamento Territorial da UFABC, Silvana Zioni, e o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo, Tarcísio Secoli.

Ação concreta

“É importante promover esse debate para despertar a consciência ambiental para o desenvolvimento e o consumo sustentável”, disse a diretora executiva do Sindicato, Ana Nice Martins de Carvalho.

Segundo a diretora, a realização do encontro faz parte da contribuição do Sindicato para as discussões sobre o meio ambiente na região.

“Os Metalúrgicos do ABC cumprem o seu papel de Sindicato cidadão quando organizam esses fóruns para ampliar o conhecimento sobre o tema do meio ambiente, mas não se limita a isso”, explicou a dirigente.

“Um exemplo da ação concreta do Sindicato é o apoio às cooperativas que desenvolvem atividades econômicas baseadas na sustentabilidade, como é o caso da CooperSelecta”, concluiu.

Sindicato incentiva coleta de óleo para sabão ecológico

Na semana do meio ambiente, o Sindicato lançará uma campanha para que as empresas doem óleo de cozinha para a cooperativa de economia solidária que transforma o produto em sabão ecológico, a CooperSelecta.

A cooperativa recebe o nome do bairro onde moram os 12 integrantes desta pequena fábrica de reciclagem, o Parque Selecta, em São Bernardo.

Lá, os cooperados transformam óleo de cozinha que coletam na vizinhança em sabão de uso doméstico, evitando que o material seja dispersado na natureza.

“A captação do óleo é feita de porta em porta ou em pontos de coleta espalhados pela cidade”, contou Dionísia Rodrigues da Silva, tesoureira da CooperSelecta.

Solidariedade

Como a coleta do óleo de cozinha ainda é pequena, o Sindicato resolver dar uma mãozinha.

“A ideia é incentivar as empresas a destinarem o óleo utilizado em seus restaurantes para que a cooperativa possa dar uma destinação correta e ecológica”, afirmou Ana Nice Martins de Carvalho, diretora executiva do Sindicato.

A dirigente explicou que a fábrica que tiver interesse em fazer a doação pode entrar em contato direto com a CooperSelecta, pelo telefone 3423-5997.

O que é desenvolvimento sustentável?

É um conjunto de políticas que estabelecem a utilização dos recursos naturais sem que eles sejam extintos.

O que são resíduos sólidos

Resíduos sólidos são o que genericamente se chama lixo. Isto é,  materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana , e que devem ser descartados ou eliminados.

Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado , desde que os materiais sejam adequadamente tratados.

Além de gerar emprego  e renda , a reciclagem proporciona uma redução da procura de matérias- primas e energia , contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários.

 Fonte: SMABC





Veja também