Até o mês de maio, organizações, caravanas e empreendimentos solidários podem realizar inscrição para participar da 25ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo, a FEICOOP, que acontece de 12 a 15 de julho em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Propostas para lançamentos de livros, atividades culturais, encontros e outras atividades também já podem ser inscritas. As inscrições também estão abertas para a participação na feira de Economia Solidária e de voluntários.

Realizada pelo Projeto Esperança/Cooperança da Arquidiocese de Santa Maria e pela Prefeitura, a FEICOOP é a maior feira de economia solidária da América Latina. Em sua última edição, em julho de 2017, recebeu 255 mil visitantes, de acordo com dados divulgados pela organização. No ano anterior, foram 248 mil.

No ano passado, participaram representantes de todos os estados brasileiros, mais de 500 municípios, e de 20 países, entre os quais Itália, África do Sul, Hungria, Espanha, Peru, Senegal, Uruguai, Portugal, México, China, Alemanha, Cuba Colômbia, Nicarágua, Paraguai e Senegal.

A feira expôs cerca de dez mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

É um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias, experiências de comercialização solidária direta dos empreendimentos da Economia Solidária, da agricultura familiar camponesa, das agroindústrias familiares, dos catadores e catadoras, povos indígenas e dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, por meio da metodologia autogestionária e na construção de um outro mundo e de uma outra economia possíveis.

A FEICOOP é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas/RS, FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), FGES (Fórum Gaúcho de Economia Solidária), IMS (Instituto Marista Solidariedade), SENAES/MTE, Conselhos Populares, com  apoio  da  UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Prefeitura Municipal de Santa Maria e muitas organizações de Santa Maria, do RS, do Brasil,  da América Latina  e  outros  Continentes, articulados em Redes Solidárias.

Clique aqui para baixar os formulários de inscrição: https://goo.gl/Je4JMn