De 12 a 14 de dezembro de 2017 acontece em Santiago, Chile, a 3ª Consulta Regional Para América Latina e Caribe: Implementação dos princípios norteadores das Nações Unidas sobre empresas e direitos humanos, no marco da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

O evento promoverá diálogo entre representantes do setor público, empresarial e da sociedade civil e organismos internacionais, por meio do qual serão avaliados os avanços e efeitos das políticas públicas adotadas. A intenção é que a consulta proporcione uma análise crítica sobre o avanço, na agenda regional, sobre empresas e direitos humanos, além das oportunidades para favorecer o desenvolvimento.

Leo Pinho, presidente da Unisol Brasil, participa pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), do qual é membro: “Essa consulta será um momento importante para impulsionar a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. No entanto, o Brasil tem tomado um rumo contrário ao que se espera e avançado com retrocessos econômicos e sociais por meio da reforma trabalhista, de políticas anti-sindicais e do enfraquecimento no combate ao trabalho escravo”, avalia ele.

A Agenda 2030 é um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientação os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. Propõe 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes. Dentre esses objetivos está a promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI), à qual a Unisol Brasil é filiada, aderiu à Agenda 2030.

Conheça a íntegra dos ODS aqui: https://goo.gl/k1ghWc