O Conselho Geral ampliado da UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) esteve em Brasília, nos dias 25 e 26 de maio, para a realização do Seminário Nacional para o Fortalecimento e a Consolidação dos Empreendimentos Solidários. O evento foi organizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro e reuniu 100 pessoas. O objetivo foi debater as estratégias e ações da entidade para os próximos anos, promover o diálogo sobre a atuação da UNISOL nos estados, além do papel que a instituição ocupa no cenário da política nacional.
O seminário recebeu a presença do ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, do assessor da Secretaria da Presidência da República, Jeter Gomes, do presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, do assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Vital Filho, do deputado federal Taumaturgo Lima e de representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Na quarta-feira, após um reforçado café da manhã, os trabalhos foram iniciados com a apresentação da finalidade do seminário. Posteriormente, o diretor tesoureiro da UNISOL, Gilson Gonçalves, fez balanço das contribuições financeiras da entidade. Depois foi a vez do diretor executivo da UNISOL e representante da CUT, Teonílio Monteiro, mais conhecido como Barba, falar sobre os desafios e perspectivas das federalizações.
Na parte da tarde, Vannuchi discursou sobre a análise de conjuntura. Já no início da noite, Jeter Gomes, Jorge Streit, Vital Filho e o presidente da UNISOL, Arildo Mota Lopes, discorreram sobre o desenvolvimento das políticas públicas para o fortalecimento da Economia Solidária. “O debate é importante para aprimorarmos políticas e estratégias. Essas ações apontarão para uma direção que queremos construir em torno da geração de trabalho e renda e na erradicação da pobreza”, mencionou Lopes.
A manhã de quinta-feira começou com os avanços, limites e desafios para o fortalecimento da UNISOL, tema que teve a participação do secretário geral da entidade, Marcelo Rodrigues. Para finalizar o seminário, os participantes deram depoimento sobre as ações da instituição nos estados e regiões. De acordo com a diretora dos setoriais da UNISOL e presidente da Justa Trama, Nelsa Nespolo, “os debates ajudam a olhar a UNISOL internamente e também a se posicionar frente a esses momentos que estamos vivendo hoje na conjuntura nacional”.
A UNISOL já prepara reunião para tratar do congresso que realizará em 2012 e sobre seu fortalecimento nos estados.
A TV dos Trabalhadores também produziu reportagem sobre o seminário da UNISOL Brasil que você acompanha no vídeo abaixo:

[nggallery id=8]  

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp