A última edição da Revista Trabajar Juntos traz um dossiê sobre as cooperativas e a agenda de 2030 das Nações Unidas e ainda, os temas abaixo:

Canadá: por una economía basada en la energía renovable, el cuidado del ecosistema y el ser humano 

Construir la inclusión social a través del reciclaje: el ejemplo argentino

Agricultura social: las cooperativas sociales en Italia promueven la cohesión territorial y el desarrollo
E muitas outras matérias interessantes!
Em tempo: Arildo Mota Lopes, diretor internacional da Unisol Brasil, é presidente da Cicopa Américas.
A publicação está disponível apenas no link abaixo, nas versões em inglês, espanhol e francês:
http://www.cicopa.coop/wt/WT_Noviembre-Diciembre-2015_ES.html
O que é a CICOPA:
A Organização Internacional das Cooperativas de Produção Industrial, Artesanal e de Serviço, ou CICOPA, é uma organização setorial da Aliança Cooperativa Internacional (ICA) desde 1947. Os seus membros plenos são cooperativas de produção de diversos setores: construção, produção industrial , serviços de interesse geral, os transportes, os serviços intelectuais, artesanato, entre outros. Seus membros associados são organizações de apoio às cooperativas que promovem a esses setores.
Muitos destes estão associados às cooperativas de trabalho, nomeadamente cooperativas em que os membros são ambos empregados da empresa, denominando parceiros de trabalho. Por esse motivo, essas empresas são caracterizadas por um tipo peculiar de relação de trabalho, chamado de “trabalho associado”, diferente da vivida por funcionários convencionais ou trabalhadores independentes.
Na sequência da recente transformação da economia global, tais cooperativas não são mais um fenômeno isolado. O seu número aumentou em ambos os países industrializados e em desenvolvimento. A CICOPA integra 43 membros em 28 países diferentes, com quatro organizações de desenvolvimento, que por sua vez se juntam 65.000 empresas que empregam 3 milhões de pessoas.
A CICOPA tem duas organizações regionais: CECOP – CICOPA e a CICOPA-Américas e Europa.
CECOP – CICOPA Europa é a organização da CICOPA neste continente. Ela reúne 26 federações nacionais em 15 países da União Europeia. A CECOP é membro setorial das Cooperativas Europa, a organização regional da Aliança Cooperativa Internacional (ICA) para a Europa.
A CICOPA Américas reúne 10 organizações em 8 países das Américas. É uma organização setorial das ACI – Américas, a organização regional da Aliança Cooperativa Internacional na América. CICOPA Américas inclui duas organizações sub-regionais: a CICOPA América do Norte (agrupamento de organizações cooperativas nos Estados Unidos, Canadá e México) e CICOPA Mercosul (que compreende organizações cooperativas do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp