Durante debate sobre resíduos sólidos promovido em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, o Sindicato lançou uma campanha para que empresas da base destinem o óleo usado em seus restaurantes para a CooperSelecta, cooperativa de São Bernardo que transforma o produto em sabão ecológico.
Segundo a diretora executiva do Sindicato, Ana Nice Martins de Carvalho, que acompanha o projeto, a iniciativa já apresenta os primeiros resultados, pois três empresas da base entraram em contato com a cooperativa para doar o óleo que consumiram.
“A campanha surpreende. Por meio dela vimos que as fábricas também precisavam dar um destino correto para esses resíduos e não sabiam o que fazer”, afirmou a dirigente no debate que lotou o auditório do Centro de Formação Celso Daniel.
“Esse papel social de conscientização pelo debate é muito importante e vai melhorar a renda destas famílias, que com atitudes simples contribuem para a preservação do meio ambiente de nosso planeta”, afirmou Ana Nice.
Encontro
A dirigente destacou que a colaboração da professora Silvana Zioni, da Universidade Federal do ABC, uma das palestrantes convidadas, foi fundamental. “Seus estudos de impacto ambiental e de soluções para o uso sustentável dos recursos naturais enriqueceu o debate”, afirmou Ana Nice.
Outro reforço importante, segundo a diretora, veio da apresentação do secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Tarcísio Secoli, também durante o encontro, quando falou sobre o plano piloto de coleta seletiva na cidade e esclareceu o esforço do município a respeito da destinação de resíduos sólidos.
“ Conseguimos unir no debate o poder público, a universidade e os trabalhadores, que estão organizados em cooperativas”, prosseguiu Ana Nice. “Outro fato importante foi realizarmos uma atividade de educação para o meio ambiente com a participação do Movimento de Alfabetização do ABC, o Mova-ABC”, concluiu.
Fonte: SMABC

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp