O lema “Os empreendimentos cooperativos trazem o desenvolvimento sustentável para todos“ foi definido pela ACI (Aliança Cooperativa Internacional) para a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo de 2014.

Celebrada pela ACI desde 1923, sempre no primeiro sábado do mês de julho, a data tem como objetivo incentivar a reflexão sobre a responsabilidade social do trabalho das cooperativas, como um agente importante na geração de emprego e renda.

Com o tema deste ano, a Aliança quer conscientizar o público sobre a importância das cooperativas e promover os ideais de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial.

“Desde os anos 1980, o conceito de sustentabilidade evoluiu da capacidade de se manter economicamente para a de preservação ambiental e social. Ao se concentrar nas necessidades humanas, as cooperativas respondem a crise de sustentabilidade dos dias atuais”, destaca a nota da ACI sobre a escolha do lema.

A cada ano é escolhido um tema distinto para celebrar a data. No ano passado, o lema escolhido foi “As cooperativas permanecem mais fortes em tempos de crise”. Em 2012, o tema da data foi “As cooperativas constroem um mundo melhor”.