ACI AmericasNos dias atuais, além da preocupação com os métodos de produção para garantir qualidade e cumprimento de prazos, os empreendimentos solidários também têm de dar atenção para as questões ambientais. Pensando nisso, o escritório regional da ACI-Américas desenvolveu a Oficina Cooperativa Verde, um sistema de gestão ambiental adaptado às áreas administrativas.
Trata-se de uma iniciativa de certificação de terceiros, que fornece às organizações cooperativas um instrumento de qualidade ambiental para gerenciamento do desempenho do empreendimento da forma mais sustentável possível. O sistema tem como base um manual que indica tarefas em dez áreas administrativas distintas, cuja finalidade é implementar nos envolvidos uma cultura de gestão e qualidade ambiental.
Uma das razões citadas pela ACI Américas para que a Oficina Cooperativa Verde seja adotada é a ecoeficiência, pois com sua implantação, a cooperativa reduz os custos operacionais, aproveitando os recursos de forma mais eficiente nas operações diárias. Outro ponto ressaltado é a questão do posicionamento de mercado, já que a imagem corporativa é acompanhada por ações concretas.
Com o devido controle das ações, a cooperativa passa a atender legislações pertinentes, além de reduzir o impacto ambiental. Isso contribui com a melhoria contínua da qualidade. Após implantado o sistema, a cooperativa se auto-regula, gerando compromissos verificáveis. Por fim, com os compromissos de ecoeficiência assumidos, membros do empreendimento, assim como colaboradores, usuários e clientes passam por um processo de educação para que a mudança de cultura ambiental seja de fato alcançada.
Outras informações podem ser obtidas no site da ACI-Américas

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp