Apicultura
Nos últimos anos, a Apicultura no Brasil vem ganhando espaço cada vez maior, tanto no mercado interno quanto no externo.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mostram que o Brasil já é o 11° maior produtor mundial de mel, registrando 33,7 mil toneladas.
Pensando neste potencial, o Setorial da Apicultura surge com a finalidade de organizar as Cooperativas e Associações para que a produção seja beneficiada e agregue valor. Dessa forma, se promove o aumento e distribuição de renda e o desenvolvimento local.
CASA APIS
A CASA APIS – Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro – é um empreendimento de Economia Solidária que tem o objetivo de aumentar a capacidade de produção de mel, em escala progressiva, até atingir 1800 toneladas/ano, em 2008.
Situada no município de Picos, no Piauí, a CASA APIS integra 10 cooperativas – CAMPIL, COOAPI, COMAPI, COOPASC, COOAPIS Cariri, COOPIX, COMPAI, CODERVAP, COABEL e COOPERNECTA – e absorve 1500 famílias de apicultores, capacitadas para operar em toda a cadeia produtiva do mel, de maneira competitiva.
Essa capacitação abrange da estruturação da infra-estrutura de produção e beneficiamento, com a instalação de 20 casas de mel e de uma unidade de processamento industrial, até o fornecimento de insumos, prestação de orientações técnicas e gerenciais aos apicultores e a comercialização de sua produção, com a agregação de valor ao mel e demais produtos do abelhal.
Como integrante do Programa de Inclusão e Organização Produtiva dos Empreendedores Cooperados, a CASA APIS conta com apoio e assessoria da UNISOL Brasil e do Sebrae para essa capacitação.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp