Aplicativo Coletivo da Madrugada

Evento de apresentação do ônibus da madrugada e do aplicativo

Disponível apenas para Android, em breve novos aplicativos serão criados para outros aparelhos
A partir do sábado, 28 de fevereiro, a cidade de São Paulo passou a contar com os ônibus da madrugada. Em um total de 151 linhas rodando entre 0h e 4h, o projeto da Secretaria Municipal de Transportes atenderá a todas as regiões da capital paulista e deve beneficiar, principalmente, trabalhadores como garçons, motoristas, porteiros, profissionais da saúde e demais cidadãos que a trabalho ou a lazer, precisam circular neste horário e passam a não ter que esperar amanhecer para chegar no seu destino.
Outra novidade é o aplicativo Coletivo da Madrugada, disponível para Android, um projeto liderado e articulado junto às Secretarias Municipais de São Paulo pela Unisol São Paulo, apoiado pela Unisol Brasil (UB) e desenvolvido pelo Coletivo Scipopulis. Entre as funções oferecidas, o dispositivo permitirá que o usuário saiba a localização do ponto de ônibus mais próximo, a disponibilidade das linhas e sua programação, atualizados em tempo real. As informações poderão ser consultadas online.
Desenvolvido com base no banco de dados da SPTrans, a ideia é que novos aplicativos sejam criados para outros aparelhos tecnológicos como os Iphones e outras plataformas.
Leo Pinho, coordenador nacional do setorial de cooperativismo social da UB, declarou, em reconhecimento à Rogerio Sottili, secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo: “agradecemos pela atenção, orientações e apoio para a Unisol Brasil apresentar o projeto do Aplicativo Coletivo para o Secretário de Transportes do município de São Paulo, Jilmar Tatto. Agora, o aplicativo é uma realidade e vai contribuir com essa grande conquista para a cidade, em especial para a juventude, a dos ônibus da madrugada. O aplicativo Coletivo da Madrugada é uma nova experiência com o transporte público, ampliando a participação social”.
O aplicativo também se associa ao Catraca Livre e mostra os eventos que estão acontecendo durante a madrugada. Pinho continua: “o Coletivo é uma inovação fundamental e irá colaborar com a participação ativa e social dos usuários do transporte público na cidade. E é resultado de diversos parceiros e parceiras que colocam seu conhecimento para construir uma cidade mais justa e participativa, a Unisol Brasil, a Design Possível, de Ivo Pons, entre outros”, ressalta.
Em declaração no Facebook, Sottili comentou: “Há um tempo fui procurado pela Unisol Brasil para falarmos sobre o desenvolvimento de um aplicativo relacionado ao transporte público municipal. Levei a questão ao Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, que abraçou a ideia prontamente. O resultado disso é o recém-lançado aplicativo “Coletivo da Madrugada”, que dará a oportunidade a(o)s paulistanos(as) de consultarem as linhas de ônibus e itinerários disponíveis nas madrugadas, a partir do dia 28 de fevereiro, quando o serviço noturno começa. Esse é mais um mecanismo de participação social implementado no nosso município, pela nossa gestão municipal, incentivando a tecnologia social e associativismo! Com democracia participativa, estamos construindo formas cada vez mais inovadoras de cidadania.Essa é a vocação da nossa cidade!”, concluiu.
Matéria no R7 mostra aprovação do serviço pela população paulista: http://unisol.coop/gg
Fontes: Facebook Unisol Brasil, Unisol São Paulo, Site Catraca Livre, Portal R7.
Aplicativo coletivo da madrugada

Crédito da foto: Portal R7

 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp