Serviço de Saúde Dr Cândido Ferreira grupo visitante

Unisol Brasil visita o Núcleo de Oficinas e Trabalho – Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira que realiza belo trabalho de valorização de pacientes

Na quarta-feira, 12 de novembro, mais de 40 pessoas da Faculdade Universitária ‪de ‎Blumenau‬ (‎FURB)‬, de Santa Catarina, do Fórum de Economia Solidária, da Associação Enloucrescer e da Rede de Atenção Psicossocial do Vale do Itajaí, de ‎Santa Catarina‬, estiveram conhecendo o Núcleo de Oficinas e Trabalho – Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em ‎Campinas‬, São Paulo.
Leo Pinho, coordenador nacional do Setorial de ‪Cooperativismo Social‬ da Unisol Brasil esteve presente, acompanhando o grupo. O objetivo da visita é o de os grupos conhecerem as ações desta iniciativa, para cada entidade discutir em suas cidades a inovação e a troca de Tecnologias Sociais para fortalecer o Cooperativismo Social. Pinho está visitando ao longo deste ano uma série de entidades com este propósito, além de envolver muitos dos representantes de entidades de saúde mental nas principais discussões políticas e do setorial, realizar a aproximação entre os empreendimentos solidários que são parte de iniciativas deste setorial e destes com a Unisol Brasil.
Os trabalhos realizados na Cândido Ferreira são surpreendentes. Isso porque os autores são pessoas em tratamento mental. O Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT), da Associação Cornélia Vlieg, foi criado em 1991 para atender a necessidade de trabalho de pessoas com transtorno mental. Atualmente, cerca de 300 pessoas participam das 14 oficinas oferecidas no projeto. Desde 2002, o NOT conta com uma loja para comercializar seus produtos: a Armazém das Oficinas, que fica no bairro Cambuí, em Campinas, e comercializa não só os produtos do NOT como de outras iniciativas de geração de renda e economia solidária. Além disso, as oficinas participam frequentemente de diversas feiras e exposições, como Craft Design, Gift Fair e outras.
As pessoas interessadas em trabalhar no NOT precisam estar em tratamento em Saúde Mental, SUS ou particular. Os respectivos serviços de saúde dos interessados precisam encaminhar o candidato para uma triagem, que buscará identificar a viabilidade de participação no projeto e qual a oficina mais indicada para cada caso.
Todos os oficineiros recebem uma “bolsa-oficina” mensal em dinheiro, como resultado da produção e venda dos produtos. Assim, o NOT tem como objetivo promover geração de renda, ampliar a rede social e contribuir para a construção de autonomia para todos os seus participantes. Veja a relação de oficinas desenvolvidas:
Oficina Projeto Parceria
Oficina de Culinária e Nutrição
Oficina de Velas
Oficina de Vitral Artesanal
Oficina de Papel
Oficina de Mosaico
Oficina de Marcenaria
Oficina de Ladrilho Hidráulico
Oficina de Serralheria
Oficina Agrícola
Endereço do Núcleo: Rua Antonio Prado, 430, Sousas, Campinas, SP
Telefone : (19) 3758-8603
Funcionamento : de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Site http://www.candido.org.br.

Confira na galeria as imagens dessa visita, mostrando a arte de seus oficineiros!
Crédito das fotos e informações: Leo Pinho e Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp