Geraldo  Luciano e Secretario de Desenvolvimento Rural de Nsa Senhora Livram

Geraldo Lúcio (UB/PRONATUR), Manoel Campos, o secretário, e Luciano Borges (UB/PRONATUR). Crédito da foto: Geraldo Lúcio.

Os apoios e parcerias são parte importante do trabalho na Economia Solidária. Novas possibilidades se tornam ações concretas quando existe a cooperação. Com este pressuposto, Geraldo Lúcio, Luciano Borges e Naja Varley, técnicos da UNISOL Brasil e PRONATUR, estiveram reunidos com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo do município de Nossa Senhora do Livramento, distante 32 km de Cuiabá.
Durante a reunião foi discutida uma articulação de parceria da prefeitura desta cidade junto ao Projeto REDE Solidária – MT, da UNISOL Brasil e PRONATUR. Este projeto é patrocinado pela SENAES/MTE.
Na cidade, com cerca de 20 mil habitantes, destacam-se a pecuária, no sistema de cria, recria e corte e a agricultura, que tem saído da subsistência para o comércio com cidades próximas, com destaque para a produção de bananas. E também o extrativismo mineral, já que possui imensas jazidas auríferas, além da produção de peixe em cativeiro, ocupando nesta atividade o segundo lugar no ranking, no Estado.
Na conversa com o secretário, Lúcio ressaltou que ‘o referido projeto já esta sendo realizado com a participação da Comunidade quilombola Associação Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (ACORQUIRIM), no Complexo Mata Cavalo e que esta rede pode ser ampliada no município’.
As ações em andamento são de apoio às Redes de Cooperação Solidária nos processos de gestão, planejamento e controle social, buscando ampliar e qualificar a estratégia de desenvolvimento territorial. Estas estão pautadas na dinâmica do Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.
Os Empreendimento Solidários (EESs) que fazem parte da REDE apresentam potencial de complementaridade econômica de forma mais direta. Um dos objetivos da Rede é o de proporcionar ganhos práticos, contribuindo para que os Empreendimentos possam atingir a sua sustentabilidade econômica.
Na ocasião, Borges lembrou sobre a realização do workshop de Turismo Rural, realizado no município em setembro de 2014, com sucesso. Com palestras técnicas motivadoras sobre o tema, e sobre a Produção Associada ao Turismo e Piscicultura, ministrada por Lúcio e por Diego Augusto,  técnico turismólogo, contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF).
O secretário apresentou a demanda que existe de projetos rurais e de turismo na região da Serra das Araras e da Morraria, no qual a equipe da UNISOL e PRONATUR se comprometeram em ampliar a REDE Solidária para região demandada. Nossa Senhora do Livramento está situada relativamente próxima de uma via estratégica de turismo, a 30 km as margens da Rodovia que dá acesso às cidades de Poconé e ao Pantanal.
Em março deste ano a referida Prefeitura, por meio da mesma Secretaria, assinou o termo de comodato 001/2015 com a ACORQUIRIM, e entregou uma patrulha agrícola mecanizada para atender os pequenos produtores da comunidade. O maquinário foi viabilizado por meio de emenda parlamentar de um deputado federal do Estado.A presidente da Associação, Maria Renata, disse que há muitos anos os moradores do Quilombo Mutuca vinham sonhando com a possibilidade de ter esse trator, para poder auxiliar na produção e plantio da lavoura, o que garante a geração de renda e que serão mais de 120 famílias atendidas com o serviço.

SEDTUR turistas no Pantanal

Turistas no Pantanal. Crédito da foto: SEDTUR.

No mesmo dia, o grupo seguiu para Poconé, distante 100 km de Cuiabá, onde foram recebidos por Genério Rondon, chefe de Gabinete da Prefeitura e pela prefeita municipal, Meire Adauto. Na oportunidade, apresentaram o Projeto REDE Solidaria – MT e fizeram a proposta da assinatura de um termo de parceria entre a Prefeitura, PRONATUR e UNISOL Brasil.
Pocone Geraldo e PRONTUR com Chefe de Gabinete

Borges, o chefe de gabinete e Lúcio. Crédito da foto: Geraldo Lúcio.

Também houve uma reivindicação para prefeita Meire Adauto de apoio aos trabalhos da REDE, junto à Comunidade QUILOMBOLA Capão Verde. A pauta foi para a prefeitura disponibilizar um caminhão para atender uma demanda de um frete de Cuiabá até a referida comunidade, que irá levar materiais recicláveis, como madeiras, para confecção de mesas e cadeiras, para o Projeto de Turismo Rural da comunidade, além de mudas de essências florestais e frutíferas.

Geraldo e demais com prefeita de Pocone

Borges, prefeita, Lúcio e Varley. Crédito da foto: Geraldo Lúcio.

A prefeita comentou  sobre a visita de Patrus Ananias, Ministro do Desenvolvimento Agrário, em Poconé, no dia 24 de agosto, para inaugurar uma despolpadeira de frutas no Distrito de Cangas, fato este que será inédito no município e convidou a UNISOL e o PRONATUR para estarem presente neste evento.
Borges aproveitou para lembrar que no início deste ano o grupo esteve realizando um workshop de Turismo Rural no distrito de Cangas, com palestras de Lúcio. E que pretende atender as demandas ali apontadas, sendo uma delas a criação de uma Central de Associações para fazer a gestão participativa da despolpadeira de frutas.
Pocone Mapa Mato Grosso e Municipios com br

As duas cidades, Nossa Senhora do Livramento e Poconé, no mapa. Crédito da foto: site municípios.com.br

Fontes e crédito das fotos: Geraldo Lucio, blog Turismo Rural, SEDTUR e site da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento e site www.municípios.com.br

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp