RECMeCICOPA

Durante a Reunião da CICOPA, que representa o ramo trabalho na Aliança Cooperativa Internacional (ACI), no dia 14 de novembro em Kuala Lumpur, na Malásia, foi assinada a Carta de Cooperação entre a Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) e a CICOPA Mundial.

A Carta de Cooperação reafirma o compromisso, já presente desde 2008, com o fortalecimento do cooperativismo como estratégia de desenvolvimento.

ato de assinatura contou com o Presidente Pro Tempore da RECM Mercosul, Juarez Távora de Freitas Júnior; o Presidente da CICOPA Américas, Arildo Mota Lopes; e o Presidente da CICOPA Mundial, Manuel Mariscal.

Manual Mariscal sinalizou que a iniciativa da CICOPA e RECM Mercosul, de fortalecer suas relações institucionais e de promover estratégias e modelos de cooperativas de trabalho, é um exemplo para outras regiões do mundo.

Em sua fala, Juarez Távora destacou o papel do cooperativismo como promotor de desenvolvimento econômico com justiça social e sustentabilidade ambiental e reafirmou a disposição da RECM Mercosul em impulsionar na região o fortalecimento do cooperativismo.

Arildo Mota Lopes encerrou a cerimônia de assinatura afirmando que o trabalho conjunto entre RECM Mercosul e CICOPA é uma importante ferramenta para que os países desenvolvam estratégias de intercooperacão, de promoção de novos postos de trabalho e para a internalização da Recomendação 193/02 da OIT (Organização Internacionalização do Trabalho).