Print Friendly, PDF & Email
Abertura UB 25 11 2015

Abertura do evento, no dia 25 de novembro, em São Paulo. Legenda com os nomes no texto mais abaixo. Crédito: Rede das Casas.

Se você perdeu o conteúdo do Congresso da Unisol Brasil, assista nos links abaixos a íntegra dos três dias do nosso 4º Seminário e 4º Congresso Nacional (endereço completo). http://www.tvt.org.br/eventos/seminario-nacional-unisol-brasil

No primeiro dia, ocorreu também no Braston Hotel o Congresso Estadual da UNISOL SP. Mais informações em http://sp.unisol.coop/programacao/

Numa programação variada, a abertura, em 25 de novembro, seguida com as mesas de debates e convidados, e ‘rodas de conversa’, nos dias 26 e 27, propiciou oportunidades para os delegados de 19 Estados discutirem pautas, proporem ideias e realizarem o planejamento de suas ações para o próximo triênio, 2015-2018. Nos corredores do evento, dez espaços levaram produtos de ecosol, como a ArteTaba  (AM), de biojoias e objetos de decoração, a Justa Trama, de têxteis em algodão orgânico, e a Design Possível, uma empresa social que aborda o design de forma inclusiva e colaborativa.

(legenda) Na foto do começo do texto, da direita para esquerda, estiveram presentes, na mesa de abertura:

Luiz Possamai – Presidente UNICAFES
Gabriel Abascal – CONOSUD – Espanha
Jean Bervegin- Desenvolvimento Solidário Internacional – Canadá
Teonilio Barba – Deputado Estadual – SP
Rafael Marques – Presidente Sindicato Metalúrgicos ABC
Eduardo Suplicy – Secretário de Direitos Humanos Município de São Paulo
Maria Del Carmen – Deputada Estadual- BA
Sandra Pareschi – NEXUS ER – Itália
Leonardo Pinho – Presidente UNISOL – Brasil

Eleonora Migno – COSPE
Arildo Mota Lopes – Ex. Presidente UNISOL – Brasil
José Lopez Feijó – Secretário Especial do Ministério do Trabalho e Previdência Social
Nicolas Pelichotti – FECOOTRA – Argentina
Reinaldo Prates – Ministério do Desenvolvimento Agrário
Marcos Frade – Fundação Banco do Brasil
Mauricio Moromizato – Prefeito de Ubatuba – SP
Luiz Dulci – Instituto Lula
Pedro Lapa – SESI Nacional

Entre outros convidados, podemos destacar José Lopes Feijó, do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e a deputada estadual Marcia Lia (PT-SP). Após a abertura, teve lugar a Conferência dos Movimentos Sociais no Brasil, com Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula. No dia 26, logo pela manhã, a primeira mesa apresentou o debate ‘UNICOPAS – Uma Nova Força do Cooperativismo Brasileiro’. Colocou em pauta a Arildo Mota, da Unisol Brasil, Nelsa Nespolo, da Justa Trama (RS), Dudu, do MNCR e Roberto Marinho, com a SENAES/MTPS.

Na parte da tarde, o assunto da Federalização debatida em rodas formadas por representantes das cinco regiões brasileiras trataram da organização, estratégias de consolidação, ampliação, captação de recursos e autonomia financeira e metas e objetivos para a gestão 2015-2018 da Unisol Brasil.

Você encontra um rico conteúdo do evento nos posts e nos vídeos com a gravação da transmissão online dos três dias nas redes sociais da entidade; Facebook, por meio do perfil, da Fan Page e da página Registros e Narrativas do 4º Congresso Nacional da UB http://unisol.coop/hu. E ainda, no Google+ no perfil +unisolbrasil, Twitter @UnisolBrasil, canal no You Tube unisolbrasil, além do hot site da Rede TVT http://www.tvt.org.br/eventos/seminario-nacional-unisol-brasil, e canal RedeTVT, no You Tube.