BETE e MARCELO 6

Nesta segunda, 06 de março, uma equipe da Unisol Brasil esteve presente na Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (CRAISA), em (SP). O objetivo foi o de discutir assuntos relacionados à operação da Aliança – Central VDR.

Estiveram presentes Gilberto Ohta, da Coopafasb e Cooperagua, outros cooperados que estavam no local realizando o armazenamento das frutas; Marcelo Rodrigues, Elizabete Rocha e Eugênio Soares, respectivamente diretor financeiro e assessores da Unisol Brasil. No intuito de fornecer uma consultoria mais assertiva, a equipe conheceu o processo de distribuição destas cooperativas, que são da Região do Vale do Ribeira, na CRAISA. E verificaram as possibilidades de crescimento da comercialização da banana orgânica no Estado paulista.

Atualmente, as cooperativas descarregam sete caminhões de bananas por semana na CRAISA, porém, ainda têm potencial para aumentar a produção e distribuição. Dessa forma, a orientação a estes empreendimentos solidários está sendo oferecida para a busca de novos mercados para o aumento da comercialização, seja o institucional, como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em outros municípios paulistas, seja o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como também as vendas para mercados convencionais (supermercados, indústria alimentícia e atacadão), entre outros.

 Assim sendo, a Coopafarga, de Juquiá, a Família, do Vale de Registro, e a Coopafasb, de Sete Barras, todas do interior paulista, compõem uma aliança para se potencializarem e competirem no mercado convencional, aliança esta que está em fase de constituição por meio da Cooperativa Central VDR.