Print Friendly, PDF & Email

No último dia 4 de março, a Banca Etica, da Itália, completou o 15º aniversário desde a sua fundação. Parceira da UNISOL Brasil na criação da instituição financeira solidária da central de cooperativas, o banco sem fins lucrativos opera atualmente na Itália e na Espanha, tendo sido a primeira casa italiana de crédito solidário.

Em uma década e meia de operações, a Banca Etica concedeu mais de 23 mil empréstimos, em um total de 1,8 bilhões de Euros. Desse total, 70% foram destinados para organizações sem fins lucrativos. Além dos números, o sucesso da instituição é comprovado por uma pesquisa realizada pelo Instituto Superior de Negócios e Sociedade, em conjunto com a Universidade Católica do Sagrado Coração, da Itália.

O levantamento aponta que mais da metade dos beneficiados com empréstimos da Banca Etica acredita que a contribuição da instituição financeira foi decisiva para no crescimento da taxa de empregabilidade e na motivação dos profissionais.

Outro ponto importante ressaltado pela pesquisa é que 63% dos representantes de associações e empresas que receberam recursos da Banca Etica acreditam que a colaboração do banco contribuiu para o fortalecimento dos empreendimentos.

Atualmente, o banco conta com mais de 36 mil associados e tem capital de 883 milhões de Euros.