Nos dias 08 e 09 de dezembro, na cidade de Bauru, acontece o Encontro de Bauru: 30 anos de luta por uma sociedade sem manicômios. As atividades incluem rodas de conversa, ato público, plenárias, programação cultural e feira de Economia Solidária.
Com o lançamento, em março deste ano, do Manifesto em defesa da democracia, dos direitos sociais e por uma sociedade sem manicômios (confira o texto clicando aqui), coletivos da Luta Antimanicomial de diferentes regiões do Brasil, em articulação com diversas entidades, convidam movimentos sociais, entidades, companheiros e companheiras desse campo de luta a se organizarem no sentido de demarcar e reafirmar os princípios democráticos e das políticas públicas antimanicomiais.
O Manifesto afirma que “Sem democracia não existe política pública de saúde mental. Estamos vivendo certamente o momento mais difícil da reforma psiquiátrica e da luta pela utopia de uma sociedade sem manicômios. Precisamos analisar a gravidade do momento, conhecer mais profundamente as razões que levaram nosso país à situação de ruptura com o Estado Democrático de Direito e de desconstrução acelerada das políticas sociais e da autonomia nacional, para elaborarmos coletivamente as estratégias da nossa resistência. Para isso, é preciso construir formas de intenso e aberto diálogo entre nós. Necessitamos urgentemente compartilhar nossas visões diferentes sobre a grave crise política brasileira, para podermos caminhar unidos neste momento crucial da nossa luta”.
É com esse espírito que acontece o encontro em Bauru, que fortalece a luta iniciada há 30 anos com a publicação da Carta de Bauru, primeiro manifesto oficial dos trabalhadores em saúde mental por uma sociedade sem manicômios, lançado no II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental, em 1987 (confira o documento clicando aqui).
Programação:
8/12
Manhã 

Abertura do Encontro de Bauru (USC)
Tarde 
Rodas de conversa
Caravana de Direitos Humanos (Defensoria Pública)
Noite
Ato público na cidade (Praça Rui Barbosa)
9/12
Manhã

Rodas de conversa (USC)
Tarde
Plenária final
Noite
Programação cultural: Parque Vitória Régia
Todos os dias
Feira de Economia Solidária
Prêmio Arthur Bispo
Carta de Bauru
Locais:
Rodas de Conversas: USC (Universidade do Sagrado Coração): R. Irmã Arminda, 10-50 – Jardim Brasil, Bauru – SP
Programação cultural: Parque Vitória Régia: Av. Nações Unidas, 25-25 – Jardim Brasil, Bauru – SP
Ato público: Praça Rui Barbosa: Praça Rui Barbosa – Centro, Bauru – SP
Acompanhe o evento no facebook: https://goo.gl/mdJK8r

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp