Programa do BNDES possibilita obtenção de recursos para estruturação de empreendimentos

Programa do BNDES possibilita obtenção de recursos para estruturação de empreendimentos

Cooperativas industriais formadas a partir de falência ou fechamento de unidades produtivas podem conseguir financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Trata-se do Pacea (Programa de Apoio à Consolidação de Empreendimentos Autogestionários), que é voltado para a obtenção de recursos para estruturação dos empreendimentos.
Os recursos do Pacea podem ser direcionados para a compra dos ativos (máquinas e planta industrial) da empresa anterior, aquisição de novas máquinas, veículos e reforma de equipamentos. Obras, estudos e projetos de engenharia, assim como cursos de capacitação profissional também são financiáveis pelo programa.
Cláudio Domingos da Silva, secretário de Formação da Unisol Brasil, explica que neste ano o programa sofreu uma modificação com o objetivo de permitir a compra de cotas de capital da empresa. “Neste caso, os próprios cooperados é que tomam esse financiamento, com o objetivo de investir esses recursos na cooperativa”, informa.
No processo de concessão do crédito os empreendimentos precisam provar que tem uma gestão eficiente e são economicamente viáveis. Esse processo inclui uma visita técnica do BNDES às cooperativas. “A empresa precisa mostrar que tem uma preocupação com os custos. Que a direção é transparente e exista a participação de todos os cooperados nas decisões”, ressalta.
O valor máximo permitido para o financiamento pode chegar a R$ 30 milhões. A Unisol presta auxílio às cooperativas filiadas nesse processo de obtenção de recursos. O apoio inclui direcionamentos para definir as prioridades do negócio, possíveis mudanças, além de assistência técnica na produção do projeto de requisição dos recursos.
E você? já conhecia o Pacea? Responda a pesquisa abaixo:[poll id=”6″]

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp