O ano de 2011 contou com muitas realizações no campo da Economia Solidária. Um dos pontos de destaque foi o projeto da Cadeia Solidária Binacional do PET, que recebeu apoio de diversas instituições, entre elas a Senaes (Secretaria Nacional de Economia Solidária). Quem nos conta sobre este projeto é Nelsa Fabian Nespolo, diretora do Difesol (Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária), da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, do governo do Rio Grande do Sul:
UNISOL Brasil – Qual a importância do apoio da Senaes para a Cadeia do PET? De que forma a secretaria resolveu apoiar a ação e qual será a contribuição dela para a cadeia?
Nelsa Fabian Nespolo – A Senaes desde o principio se identificou com o projeto da Cadeia Solidária Binacional do PET e sempre demonstrou interesse em apoiar, seja direta ou indiretamente. A contribuição da Senaes com o apoio financeiro de R$ 3 milhões é fundamental para materializar a cadeia, especialmente no estágio de implantar três pólos da cadeia do PET. Com o recurso, teremos máquinas, caminhões, capital de giro, transporte, entre outros itens. É muito importante já implantaremos um pólo na perspectiva do plástico mole, com estudos de novos produtos a se desenvolver. Vale lembrar que o mais importante é a participação das associações e cooperativas envolvidas no projeto.
UNISOL Brasil – Como estão os preparativos para o Fórum Social Mundial que será realizado em janeiro de 2012, na cidade de Porto Alegre?
Nelsa Fabian Nespolo – Este é um Fórum Temático que debate Justiça Social e Meio Ambiente, então a Economia Solidária estará bem presente. Também haverá feira de comercialização de produtos da Economia Solidária em frente à Usina do Gasômetro. Dia 24 teremos a histórica caminhada de abertura. Haverá debate promovido pela Cadeia Solidária Binacional do PET, cujo tema será “Incineração na Contramão da Sustentabilidade”. Dia 27 centralizaremos os debates de Economia Solidária na Usina do Gasômetro e também terá grande encontro de todos os atores da Cadeia do PET.
UNISOL Brasil – Como foram as comemorações em torno do Dia Nacional de Economia Solidária, em 15 de dezembro?
Nelsa Fabian Nespolo – Este dia foi demarcado pela assinatura do decreto do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em que regulamenta o Conselho com a definição de entidades, secretarias e empreendimentos que o comporão. Isso é muito importante para o estado, pois a Economia Solidária do Rio Grande do Sul agora tem Conselho para além deste governo e a UNISOL Brasil fará parte deste grupo.

Nelsa Fabian Nespolo.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp