O governo do Rio Grande do Sul esteve presente, no dia 21 de setembro, no Diálogo Euro-Latinoamericano sobre Coesão Social e Políticas Públicas Locais- Urbsocial, que acontece até o próximo dia 23 de setembro, em Rosário, na Argentina. O governador Tarso Genro participou da conferência inaugural do evento. Durante o encontro, a Sesampe (Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa), representada pela diretora do Departamento de Economia Solidária, Nelsa Fabian Nespolo, fará uma apresentação do Projeto da Cadeia Binacional Solidária do PET.
O governo gaúcho, com a responsabilidade de promover e articular a organização e o fortalecimento das cadeias produtivas da economia solidária, vai contribuir com parte das instalações necessárias para concretizar a Cadeia Binacional do PET. A formação desta cadeia de reciclagem, voltada à Economia Solidária, conta com a participação de cooperativas gaúchas e uruguaias no processo de transformação das garrafas PET em flake, fibra e tecido para a confecção de sacolas, almofadas e outros produtos com soluções favoráveis ao meio ambiente.
O acordo prevê que a transformação do PET em flake seja realizada por empreendimentos gaúchos, após enviada para a cooperativa uruguaia Coopima, que do flake faz a fibra. Essa fibra vai para uma cooperativa têxtil de Minas Gerais, que a partir dela cria o fio e envia para as cooperativas do Rio Grande do Sul, que vão com esse tecido confeccionar as sacolas e outros produtos. Para implementar o projeto serão instalados cinco polos de tratamento de transformação do PET em flake em regiões do Rio Grande do Sul.
O Urbsocial, organizado pela Comissão Europeia, tem como objetivo construir diálogos construtivos e intercâmbio entre os agentes europeus e latino-americanos com experiências em gestão pública local, visando impulsionar reflexões coletiva sobre soluções possíveis aos problemas comuns vinculados à promoção de uma coesão social.

Fonte: Site da Sesampe RS. 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp