Em Botucatu, o café vem com sabor mais intenso a partir do próximo sábado, 08 de julho. Começa a funcionar na cidade o Café da Loucura, da Associação Arte e Convívio. Com a proposta de promover a inclusão social de pessoas com transtornos mentais pelo trabalho por meio da prestação de serviços, o espaço vai oferecer bolos, tortas, cafés, sucos, dentre muitas outras coisas.
A Arte e Convívio já tem experiência nesse ramo, pois administra o café/lanchonete que funciona em um espaço que agrupa vários serviços de saúde, Fundação Casa e uma Escola de Ensino Superior. O novo café funcionará na Associação, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Duas pessoas que integram a Rede de Saúde Mental serão responsáveis pelo funcionamento diário, mas todos os trabalhadores e trabalhadoras das outras oficinas de trabalho participarão desse cotidiano de gestão do espaço, como forma de ampliar o valor da bolsa trabalho: costura, encadernação, mosaico e ateliê de arte.
“A abertura desse café está em processo há dois anos. A proposta é não ser um café tão formatadinho, no sentido de poder abrigar diversas propostas. Começaremos a funcionar no horário de trabalho da Arte e Convívio e vamos avaliando a possibilidade e o interesse em ampliar”, define a psicóloga Deborah Mendes Araújo de Andrade. “Um diferencial é a variação do cardápio. Estamos inaugurando em julho, mês frio, de festas, então esse primeiro cardápio é junino/julino, com canjica, cocada com sorvete, café, chocolate quente, tortas doces e salgadas, brigadeiro, bolo gelado, bolo de pote. Na primavera, vamos oferecer salada de frutas, por exemplo. Vamos buscando ter coisas diferentes do que os cafés ao redor oferecem”, completa.
Os cafés e sucos são preparados no ambiente do café, mas os alimentos são adquiridos junto a pequenos produtores, o que ajuda a incluir outras pessoas. “Queremos que todos os trabalhadores e trabalhadoras aqui do Arte e Convívio tenham a possibilidade também de experimentar o café”, diz Deborah.
O nome do café marca um espaço em que o fato de as pessoas terem transtornos mentais não as impede de serem produtivas e terem direito ao trabalho. Dessa forma, o café promove a inclusão e oferece produtos de qualidade, ao mesmo tempo em que fortalece os pequenos empreendedores do ramo da alimentação e do artesanato.
A Associação Arte e Convívio (AAC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo desenvolver atividades de inclusão produtiva aos usuários dos serviços de saúde mental de Botucatu-SP, com núcleos de trabalho de encadernação, mosaico, costura e prestação de serviços. Baseada nos princípios da Economia Solidaria, a Associação busca uma alternativa à lógica exploratória do Capital.
Para conhecer o café, basta chegar:
Café da Loucura
Endereço: Rua Prefeito Tonico de Barros 621 – Centro – Botucatu, SP
Tel.: (14) 3882-7087

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp