20150210_154306
Assessores e Consultores da UNISOL Brasil visitaram na terça-feira, 10 de fevereiro, as instalações e produção dos associados da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar no interior de São Paulo.
Participar do comércio internacional pode deixar de ser sonho e se transformar em realidade. Ainda mais se houver o apoio da Unisol Brasil. Firme neste objetivo, a COAF, empreendimento filiado, negociou e obteve um trabalho de consultoria em certificação, iniciado nesta visita técnica, que começou o diálogo sobre processo de Certificação de FairTrade para suco de laranja.
De olho no mercado internacional de comércio justo, a COAF, formada em 2003 por 60 pequenos agricultores da região de Bebedouro, pretende expandir as suas atividades, ao comercializar a produção de laranja em conjunto, e consequentemente garantir os melhores preços e capacidade de negociação com fornecedores.
Poucos anos após seu início, a COAF se expandiu e diversificou sua atuação, passando a negociar verduras, legumes e outras frutas. Essa expansão beneficiou centenas de famílias, tanto que a cooperativa tem atualmente 1.020 cooperados, distribuídos em todo o Estado de São Paulo. Cidade do norte paulista, Bebedouro, fundada em 1884 viveu o auge da cultura cafeeira até 1930, quando a crise nesta indústria levou os fazendeiros à busca de outra cultura, encontrando na laranja o seu grande futuro. “E a terra do café se transforma na terra da laranja, conhecida além das fronteiras, tornou-se por muito tempo um dos maiores produtores do mundo, ostentando o orgulhoso título de “Capital Nacional da Laranja”, menciona o historiador Manoel Izidoro Filho nos livros ‘Reminiscências de Bebedouro – 1884’ e ‘Gente que faz’.
mp-Bebedouro rod-fed-265-f
O conceito de FairTrade
O termo “comércio justo (em inglês: fair trade) é um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica (ou econológica, como vem sendo chamada). Trata-se de um movimento social e uma modalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.
A ideia de um comércio justo surgiu nos anos 1960 e ganhou corpo em 1967, quando foi criada, na Holanda, a Fair Trade Organisatie. Dois anos depois, foi inaugurada a primeira loja de comércio justo. O café foi o primeiro produto a seguir o padrão de certificação desse tipo de comércio, em 1988. A experiência se espalhou pela Europa e, no ano seguinte, foi criada a International Fair Trade Association, que reúne atualmente cerca de 300 organizações em 60 países.
Fontes: site Wikipédia, site da Coaf e site da Prefeitura Municipal de Bebedouro.
Link da COAF para informações : http://www.coafbrasil.com.br/suco-de-laranja

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp