A Semana Mineira de Redução de Resíduos, que acontecerá entre os dias de 19 a 27 de novembro de 2011, em Belo Horizonte, em sua segunda edição, é uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas no âmbito da Semana Europeia de Redução de Resíduos – promovida pelos Estados membros da Comunidade Européia e que tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia.
Mais do que um problema tecnológico e científico, a questão dos resíduos gerados pela sociedade deve ser encarado como um problema sócio-ambiental, que tem conseqüências negativas, não apenas para o meio ambiente, mas também para a qualidade de vida e o futuro de toda a sociedade.
Neste sentido, os organizadores da Semana, seja na Comunidade Europeia, seja em Minas Gerais, assumem o papel de facilitadores, mobilizando a sociedade para que ela própria, representada por suas instituições e cidadãos, tome consciência e participe de forma efetiva das soluções.
Neste ano, a realização da II Semana Mineira de Redução de Resíduos se prepara para dar um salto de qualidade e de alcance de suas ações. Depois do sucesso da I Semana Mineira de Redução de Resíduos, em novembro de 2010, a FEAM e seus parceiros institucionais decidiram pela unificação dos dois principais eventos dedicados à gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais : a própria Semana e o Festival Lixo e Cidadania.
Apesar de estar caminhando apenas para a sua segunda edição, a Semana Mineira de Redução de Resíduos já mostrou a sua força de mobilização junto aos diversos setores organizados da sociedade e mesmo da população em geral.
Em sua primeira edição, a Semana Mineira de Redução de Resíduos conseguiu sensibilizar entidades governamentais e empresariais, meios de comunicação e organizações não governamentais para a importância de tratarmos a questão dos resíduos sólidos urbanos, industriais, da mineração e especiais – da geração ao descarte, seu aproveitamento, reciclagem e reuso mas também, e principalmente, da sua redução – de forma mais abrangente, englobando as suas dimensões política, social, técnica, econômica e ambiental.
Por seu turno, o Festival Lixo e Cidadania realiza este ano a sua 10ª edição, completando e comemorando 10 anos de muita luta, reconhecimento e conquistas para os catadores de material reciclável.
Ambas as iniciativas comungam o mesmo ideal de promoção de um desenvolvimento social e econômico sustentável e includente, com justiça social e ambiental. Nada mais justo, portanto, que estas duas iniciativas caminhem juntas.
Para participar do encontro clique aqui e se inscreva.
Clique aqui para conferir a programação.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp