UB Congresso e Seminário abertura Mesa noite completa
E no primeiro dia aconteceu também o Congresso da Unisol SP, que tem escritório na capital paulista. 
Numa cerimônia de abertura tendo o auditório principal lotado, que contou com os mais variados representantes e defensores nacionais e internacionais da economia solidária, a Unisol Brasil (UB) iniciou no dia 25 de novembro o seu 4º Seminário de Economia Solidária e 4º Congresso no Braston Hotel, no centro da capital paulista, num clima de união e motivação para a luta dos seus próximos três anos. Reunindo congressistas de todas as cinco macro regiões brasileiras, e uma variedade de Empreendimentos Econômicos Solidários (EESs) presentes nas delegações e na feira de ecosol montada no evento (veja mais na próxima matéria), a entidade cravou mais um significativo momento na sua história. Até o dia 27 de novembro, os principais nomes da ecosol do País e do exterior passaram por suas mesas e salas contribuindo na riqueza e pluralidade dos acontecimentos.
No primeiro dia ocorreu também no Braston Hotel o Congresso Estadual da UNISOL SP. Mais informações em http://sp.unisol.coop/programacao/
A ocasião, de avaliação e também de renovação, trouxe uma programação variada, com as mesas dedebates e convidados, seguidas de ‘rodas de conversa’, nos dias 26 e 27. Nelas, temas e fatores dos mais variados, presentes ou ausentes no dia a dia dos assessores, cooperados e demais convidados – patrocinadores e parceiros – foram discutidos em detalhes, seja para a compreensão no sentido de aprofundar o assunto e dar-lhe mais relevância, seja para buscar a melhoria, ou a implantação de medidas para o avanço das pautas. Na imagem abaixo é possível ver a mesa principal de abertura com os convidados e nas demais, as ‘rodas’.
(legenda) Na foto, da direita para esquerda, estiveram presentes, na mesa de abertura:
Abertura UB 25 11 2015
Luiz Possamai – Presidente UNICAFES
Gabriel Abascal – CONOSUD – Espanha
Jean Bervegin- Desenvolvimento Solidário Internacional – Canadá
Teonilio Barba – Deputado Estadual – SP
Rafael Marques – Presidente Sindicato Metalúrgicos ABC
Eduardo Suplicy – Secretário de Direitos Humanos Município de São Paulo
Maria Del Carmen – Deputada Estadual- BA
Sandra Pareschi – NEXUS – Itália
Leonardo Pinho – Presidente UNISOL – Brasil
Eleonora Migno – COSPE
Arildo Mota Lopes – Ex. Presidente UNISOL – Brasil
José Lopez Feijó – Secretário Especial do Ministério do Trabalho e Previdência Social
Nicolas Pelichotti – FECOOTRA – Argentina
Reinaldo Prates – Ministério do Desenvolvimento Agrário
Marcos Frade – Fundação Banco do Brasil
Mauricio Moromizato – Prefeito de Ubatuba – SP
Luiz Dulci – Instituto Lula
Pedro Lapa – SESI Nacional
Entre outros convidados, podemos destacar José Lopes Feijó, do Ministério do Trabalho e Previdência Social e a deputada estadual Marcia Lia (PT-SP). Após a abertura, teve lugar a Conferência dos Movimentos Sociais no Brasil, com Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula. No dia 26, logo pela manhã, a mesa apresentou o debate ‘UNICOPAS – Uma Nova Força do Cooperativismo Brasileiro’. Colocou em pauta a Arildo Mota, da Unisol Brasil, Nelsa Nespolo, da Justa Trama (RS), Dudu, do MNCR e Roberto Marinho, com a SENAES/MTPS.

Abertura Mesa 25 11 2015

Mesa do debate ‘UNICOPAS – Uma Nova Força do Cooperativismo Brasileiro’, que colocou em pauta a Unisol Brasil, com Arildo Mota, a Justa Trama, com Nelsa Nespolo, o MNCR, com Dudu, e o SENAES, com Roberto Marinho.Crédito: Rede das Casas. 

 
 
 
 
 
 
 
  No dia 27, após as ‘Rodas de Conversa’ e durante o evento da escolha dos seus novos dirigentes, Leo Pinho, eleito presidente da Unisol Brasil para o triênio 2016-2018, ressaltou, inicialmente “a importância e a inovação desta diretoria em ser eleita e ser composta pelas representações dos estados”. Esta visibilidade local e regional vem sendo discutida muito intensamente desde o 3º Congresso Unisol Brasil 2012, sendo tema da revista UB do primeiro semestre de 2015, por meio de matérias que tratam da Federalização.
Isadora Candian dos Santos, eleita tesoureira, é parte do esforço no projeto Projeto Ecosol SP Como Estratégia de Desenvolvimento, proposto pela Unisol SP e Unisol Brasil e coordenado por Christiano Basile. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo com apoio da Unisol SP numa série de ações envolvendo EESs, entidades, coletivos e regiões da periferia de São Paulo. Executadas pelo Setorial de Economia das Culturas e Criativa da Unisol SP, agrega outros cinco setoriais da capital: Cooperativismo Social, Artesanato, Segurança Alimentar, Confecção e Costura e Turismo. Sobre o momento, Candian pontuou: ‘Estou muito feliz em ter sido eleita para a diretoria da Unisol Brasil. Acredito que nesta próxima gestão, nestes próximos três anos, trabalharemos bastante em prol do cooperativismo e da economia solidária’, ressalta.
Trazendo os debates da ‘roda’ envolvendo a Região Norte, um dos pontos levantados foi o da criação da UNISOL (regional) no Baixo Amazonas, devido a demanda e oferta de parceiros. Já na região Sudeste, entre os assuntos, o de ter um grupo de trabalho e estudo para troca de experiências nas dificuldades do dia a dia. E o fortalecimento das redes de comercialização, de compra pública, visão estratégica e multiplicação do conhecimento, visando a estruturação. Indo para a região central do País, discutiu-se, entre tantas pautas levantadas, a necessidade de se ter pelo menos uma ‘Unisol’ no Centro-Oeste, com a estrutura em Brasília e sessão nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e claro, Distrito Federal.
UB Banner Roda
Zizo Simion, da Rede Terra, de Goiás, EES tema de matérias aqui no site, eleito vice-presidente da UB, lembra: ‘a nossa missão nestes próximos três anos é pegar toda esta energia boa, toda a fé, que foi construída neste Congresso, e federalizar a entidade nos estados brasileiros. Ampliando de norte a sul, todas as possibilidades que a economia e o cooperativismo solidário podem trazer e podem influenciar as pessoas e impactar positivamente as cidades, sejam elas grandes, médias ou pequenas, espalhadas por todo o nosso Brasil’.
Já Nelsa Nespolo, da Justa Trama (RS), vice-presidente eleita, também presente em matérias do site, compartilha a importância de sua missão: ‘assumo esta posição e considero que é um momento muito importante na construção e caminhada da ecosol, naquilo que a Unisol Brasil significa com a sua representação. Entre os desafios dos próximos três anos está o de avançar para a construção da UB nos estados. E ainda, o de poder avançar com o tema da questão da mulher, para que esta seja protagonista dos empreendimentos e não tenha só o papel de estar à frente dos EESs, mas, também na direção política das entidades e em especial, da Unisol Brasil’, defende.
Representando a região Nordeste, Israel De Oliveira Santos, diretor da Unisol Bahia, eleito como secretário-geral da UB, avalia a importância dos eventos no Braston para a ecosol nacional: ‘É a oportunidade de refletirmos, circularmos as ideias e os resultados obtidos. Assim como mostrarmos a força da região nos variados projetos, ressaltando as características regionais’.
Continuando o seu depoimento para a Rede das Casas, que fez parte da cobertura colaborativa dos eventos, Pinho declara: ‘é muita emoção e sinto a força de todas estas pessoas, de todas as regiões do País, pois acabo de ser eleito nesta plenária final do 4º Congresso Brasileiro da UB como presidente desta instituição. A comissão de votação dos delegados (que são aqueles representantes de seus Estados e que votam) é composta por pescadores, por pessoas nativas de populações tradicionais, artesãos, catadores, costureiras, por empresas recuperadas, enfim, uma infinidade de setores econômicos que representam a pluralidade da economia solidária’, conclui.
Confira aqui os eleitos que compõem a executiva, a diretoria e o conselho fiscal da Unisol Brasil:
Executiva da Unisol Brasil
Leonardo Penafiel Pinho – presidente;
Nelsa Nespolo – 1ª vice-presidenta;
Luiz Carlos Simion (Zizo) – 2° vice-presidente;
Israel de Oliveira Santos – secretário-geral;
Isadora Candian dos Santos – tesoureira;
Diretoria
Marcelo Kedi Gomes Rodrigues – diretor de projetos;
Arildo Mota Lopes – diretor internacional;
José Paulo da Silva Nogueira – diretor de relações institucionais;
Neli de Souza da Silva Medeiros – diretora de resíduos sólidos;
Mirian Pocebon – diretora de setoriais;
Maysa Ayres Gadelha – diretora de promoção de negócios e inovação tecnológica;
Magda de Souza Almeida – diretora de políticas afirmativas;
Carlos Omar da Silva – diretor adjunto;
Conselho Fiscal Titular
Djenane Martins;
Claudomiro de Jesus Cerqueira;
Alexandre Antonio da Silva;
Conselho Fiscal Suplente
Ivo Eduardo Ramon Pons;
Rosa Maria Araujo Santos;
Leonardo José Dutra Campos.

Você acompanha ao longo do mês a ampla cobertura colaborativa aqui no site da Unisol Brasil, e nas redes sociais da entidade, Facebook, por meio do perfil, da Fan Page e da página  no Face Registros e Narrativas do 4º Congresso Nacional da UB http://unisol.coop/hu .

Google+ no perfil +unisolbrasil, Twitter @UnisolBrasil, canal no You Tube unisolbrasil, além do site da Rede TVT  http://www.tvt.org.br/eventos/seminario-nacional-unisol-brasil, e no canal RedeTVT, no You Tube.

Veja mais também na página da Unisol SP http://unisol.coop/gN e no grupo público no facebook do Setorial de Economia das Culturas e Criativa http://unisol.coop/gP

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp