Em meio à mata Atlântica, próximo a um parque ecológico e em área de preservação ambiental. Assim, estará localizada a sede da Cooperativa Açaí, sonho que se tornou realidade. A UNISOL Brasil em parceria com a instituição Conosud, da Esapanha, viabilizaram a compra e a construção do terreno, com a apoio da cadeia Justa Trama, Fundação Banco do Brasil e Sebrae (Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) Nacional, que ajudaram na parte de assessoria técnica, consultoria e compra de equipamento. O polo terá capacidade de receber a matéria prima, área para fabricação de produtos, criação de coleções, capacitação de pessoas e espaço para recepcionar parceiros e clientes. A expectativa é que o lugar fique pronto dentro de um mês.
A Cooperativa Açaí atua no segmento de biojóia e estão iniciando trabalho no campo da decoração, resgatando a identidade local. Outra novidade é que o empreendimento fará o tingimento natural de tecidos, um dos elos formados com a cadeia Justa Trama. Vale destacar que a matéria prima utilizada para produzir os itens vem das sementes das palmeiras, como o coquinho, açaí, babaçu e paxiubão, entre outras. A fibra das palmeiras também será utilizada na confecção de colares e objetos de decoração.
O empreendimento completou em 2012 nove anos de existência e passou por processo de reestruturação. Hoje trabalham com 26 sócios cooperados, além de 40 detentas e famílias de três comunidades locais. Até a sede ficar pronta, as tarefas eram divididas entre todos e cada um desenvolvia o trabalho em casa. Os produtos são comercializados para clientes da região, de outros estados e países e até pela internet. “Quero agradecer a todos os parceiros envolvidos neste projeto, que confiaram e acreditaram em nosso trabalho”, disse a presidente da cooperativa, Maria Dalvani de Souza.[nggallery id=71]

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp