Na tarde desta sexta-feira (5/7), véspera do Dia Internacional do Cooperativismo, representantes da Unisol Brasil, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o prefeito de Mauá, Donizete Braga (PT), e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), visitaram as instalações da metalúrgica Uniwidia, em Mauá, na Grande São Paulo.
Fundada em 1999, a partir da falência da Cervin, a empresa conta hoje com 22 cooperados e é especialista na produção de ferramentas industriais em aço duro. Desde fevereiro, a cooperativa funciona em um novo galpão de 1,5 mil metros quadrados.
O presidente da Unisol Brasil, Arildo Mota Lopes, avalia de forma positiva o trabalho desenvolvido pela empresa. “Eles estão passando por um processo significativo. Adquiriram o maquinário e isso trás tranquilidade para os trabalhadores. Todos receberam os direitos trabalhistas da Cervin e investiram 25% desse valor na Uniwidia. Agora, o próximo desafio é investir em tecnologia”.
Representando os Metalúrgicos do ABC, o diretor administrativo do sindicato, Teonilio Monteiro da Costa, o Barba, aponta o exemplo da Uniwidia como uma amostra do funcionamento da economia solidária. “É muito importante que ela dê certo para que possamos mostrar de que existe um modelo alternativo de produção”.
O prefeito de Mauá, Donizete Braga, qualifica a Uniwidia como uma associação referência dentro da cidade. “É um modelo que sempre defendemos que é o da distribuição da riqueza”, ressaltou.
Segundo o deputado federal Vicentinho deu orgulho em poder conferir de perto o crescimento da cooperativa. “Fiquei muito feliz por ver as novas instalações”, afirmou.
Desde o dia 1º de julho, a Uniwidia está sob o comando de Valdir Pedro que assumiu o cargo de José Aparecido de Souza Leão, o Cido.
Veja as fotos da visita:[nggallery id=125]

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp