Cooperluzcapa

A Cooperluz, cooperativa que trabalha na Central de Triagem de Materiais Recicláveis de São Bernardo do Campo, está trabalhando para melhorar, além das condições de trabalho, as oportunidades de vida para os seus cooperados.
De acordo com a assessora técnica da UNISOL Brasil e da Coopeluz, Elizabete de Jesus Rocha, a cooperativa já vem investindo há um tempo na qualidade de vida dos cooperados. “Nosso papel é trabalhar na formação e elevar a escolaridade para que eles tenham uma melhor qualidade de vida. A maioria das pessoas não tem essa qualidade, por isso trabalhamos diariamente para melhorar isso”
Prova disso é o ingresso de uma das cooperadas na Universidade. Valdineia Adriana de Jesus começou a cursar Administração. “Somos trabalhadores, com boas condições de vida e principalmente dignidade”, declara ela, que agradeceu a Coordenadora Técnica da Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSol), Vanderlea Sena.
Nesse caso, segundo Elizabete, após incentivos da cooperativa foi a própria Valdineia quem optou por estudar, para, além do seu próprio interesse, ajudar também os seus colegas. “Foi uma vontade da própria catadora, ela falou que precisava se qualificar para assumir um papel importante na cooperativa. Ela comentou que precisava ajudar o coletivo. Hoje ela é secretária e para chegar até lá nós explicamos qual o caminho das pedras para ela ingressar no novo ambiente”.
Elizabete também destaca a importância do trabalho coletivo da Cooperluz, para que os objetivos sejam alcançados. “Cada cooperado é dono do seu próprio negócio, por isso eles prezam muito pelo coletivo. Eles têm que trabalhar em conjunto pra que a sua qualidade e dos outros melhorem. Trabalhando assim, a produção e a gestão da cooperativa aumentam, logo a renda também melhora e a partir do momento que melhora a qualidade de vida ele pode ser mais feliz, comprar suas coisas”, diz Elizabete de Jesus Rocha.
As recentes realizações da cooperativa também são frutos da parceria entre (SBCSol), a Cooperativa Central do ABC (Coopcent ABC) e a UNISOL Brasil, que juntas exercem papel fundamental na consolidação do empreendimento.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp