2014-07-18 10.37.34

Cooperados da Coopnatural com a impressora têxtil viabilizada por meio de parceria do programa PIS.

Na Paraíba, capital nordestina que se destaca pela agropecuária e o turismo, a Unisol e os parceiros estão realizando um trabalho consistente no Estado. A assessoria direta de Vitória Aparecida, da equipe técnica da Unisol, tem rendido bons frutos e esta teve a ideia de criar uma ‘central de comercialização’, onde farão parte cooperativas desta cidade, com qualidade nos produtos e capacidade de entrega, dividindo espaço e gestão e obtendo novos clientes, tendo a Coopnatural, afiliada da Unisol, como líder neste processo. Conhecida por Natural Fashion e produtora de têxteis em algodão, tem se expandido com intensidade, contando até com representantes na Europa, em três países: Holanda, Espanha e Itália. Seguindo novas perspectivas, a Coopnatural está construindo uma sede, onde abrigará as suas instalações e em outras áreas internas, a ‘central’ , com a sede de vendas e de distribuição e ainda o escritório da Unisol local.
Serão parte da ‘central’ trinta empreendedores solidários – cooperativas, associações e um grupo informal – que congregam produtores de agricultura familiar, artesanato, confecção e alimentação. Os recursos para o projeto são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Cooperar, uma Unidade Administrativa de natureza autônoma e provisória, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), da Paraíba, ente governamental responsável direto pela execução de políticas e projetos de desenvolvimento rural sustentável, focados na redução dos níveis de pobreza rural; a Emater, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Outras parcerias serão avaliadas. Esta iniciativa é parte do projeto Redes, da Unisol, que tem construído cadeias de produção, venda e distribuição pelo Brasil, onde consultores da entidade dão todo o suporte necessário tanto na parte jurídica como na estratégica. Ariel Fassolari e Gilson Gonçalves, assessores técnicos da sede da Unisol em São Paulo, estiveram reunidos com os envolvidos durante outubro e deverão voltar até dezembro para acompanhar o desdobramento das ações e planejar os próximos passos.
A Coopnatural se diferencia das demais confecções por trabalhar com algodão orgânico, cultivado sem pesticidas e sem produtos químicos, onde os agricultores dependem de fertilizantes orgânicos, de rotação de culturas e manejo integrado de pragas. Os campos são naturalmente fertilizados, pragas que comem insetos são usados naturalmente para controlar ataques à plantação sem causar danos às culturas. As ervas daninhas são removidas com enxadas e tratores, bem como manualmente.
O crescimento da Coopnatural teve impulso quando esta foi beneficiada e recebeu uma impressora têxtil digital do Programa de Investimento Solidário (PIS). A jato de tinta permite imprimir diretamente sobre os tecidos 100% algodão, sem perfurá-los e sem interferir na sua textura (toque zero). A máquina também permite imprimir em várias cores de forma rápida e eficiente. Assim, o produto final ganha estampas exclusivas e com qualidade fotográfica. E o melhor: não precisa de água no processo de impressão, a tinta é solúvel em água e não contém metais pesados. Segundo Maysa Tavares, presidente da Coopnatural, “esta máquina está nos auxiliando e nos impulsionando no mercado de forma muito eficiente. Estamos ganhando mais espaço de vendas, devido à agilidade e a qualidade dos têxteis. Agora, clientes e parceiros podem ter camisetas e eco bags em pequenas quantidades com uma grande agilidade. Só precisa enviar o arquivo e, em 24 horas, o produto estará pronto e customizado’.
Já o PIS teve um Banco de Projetos de Investimentos Solidários, destinado à modernização dos processos produtivos, além de viabilizar o financiamento das ideias selecionadas por meio do edital. Esta ação contou com a parceria da Red del Sur – rede de entidades de representação do cooperativismo de trabalho e da Economia Solidária no âmbito do Mercosul. A iniciativa foi aprovada em julho de 2009, com duração de quatro anos, era co-financiada pela União Europeia – DCI/NSAPVD/127763/2009/201-649) e com o apoio de outros parceiros, destinava-se ao financiamento de investimentos que propiciem o fortalecimento e crescimento da economia solidária. No total, oito projetos foram selecionados, veja aqui http://unisol.coop/f3
Com o objetivo de fortalecer as empresas têxteis e de confecções da cidade de Campina Grande para enfrentar a concorrência acirrada no mercado, o Consórcio Natural Fashion foi fundado em 04 de abril de 2000, tornando-se uma cooperativa em 23 de fevereiro de 2003, para viabilizar a entrada de novos parceiros e a comercialização crescente dos produtos. A Natural Fashion oferece ao mercado qualidade, conceito de produto artesanal, trabalho para a agricultura familiar e respeito ao meio ambiente e às pessoas. A coleção desenvolvida com o algodão traz cultura e moda, levando em conta o conforto, a saúde e o bem-estar. Mais informações acesse http://www.naturalfashion.com.br.  
 
 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp