Evento teve o apoio do Sebrae e da população local entre outros parceiros importantes 

Barraca da COPAF na Feira Agroecológica de  Paulo Afonso (BA). Crédito: Ednaldo Barbosa

Barraca da COPAF na Feira Agroecológica de Paulo Afonso (BA). Crédito: Ednaldo Barbosa

Mais um lugar para a visibilidade da agroecologia. Desta vez, no Espaço Cultural Raso da Catarina, aconteceu em 25 de agosto a 1ª Feira Agroecológica de Paulo Afonso, realizada pela ONG AGENDHA (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia). A Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), EES filiado à Unisol Brasil, esteve presente, levando o frangos e ovos caipiras, frutas, verduras e tubérculos livres de agrotóxicos para a exposição em sua barraca.
Ednaldo Barbosa, uma das lideranças da Copaf, salientou que “foi excelente o nível da organização feita pala AGENDHA; houve muito boa a participação dos agricultores familiares; percebeu uma grande quantidade de jovens no evento, que contou com o apoio da população; havia uma diversidade de bons produtos expostos para comercialização e por fim, muito bons os temas e palestrantes que se apresentaram.
A abertura contou com as presenças do vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leobson Teles. O objetivo do evento, segundo a presidente da AGENDHA, Edvalda Aroucha, foi fomentar a produção e a comercialização justa e solidária de gêneros alimentícios in natura e beneficiados, com a pretensão de torná-la permanente no futuro, contribuindo com hábitos alimentares saudáveis.
Sobre a Copaf – Desde 12 de abril de 2014, a cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, na Paraíba, conta com a Agroindústria de Beneficiamento de Frangos Caipiras. O empreendimento é gerenciado pela Copaf e permite ampliar a capacidade produtiva dos avicultores do agreste da Borborema, além de contribuir para a abertura de novos mercados para os produtos da região.
“A ideia de criar a agroindústria surgiu pela necessidade de comercializar os nossos produtos no mercado institucional e privado (precisa ter certificação), portanto a criação do empreendimento”, afirmou na época Maria Nazare dos Santos Barbosa, presidente da COPAF. Os avicultores da região podem fazer o abate de suas aves caipiras conforme exigências dos órgãos certificados. “Nossa meta é atender a necessidade da nossa região, ela tem capacidade de abater 600 aves/hora e estamos com instalação, que com pequenas modificações, abateremos 1000 aves/hora”, afirmou Maria Nazare.
Para cumprir suas metas, a Copaf recebe as aves, faz a inspeção, abate conforme as normas estabelecidas, coloca para embalagem, estoca as aves em câmara fria ou congelamento, faz a expedição e, por último, entrega as aves a quem é de interesse. Créditos de todas as fotos: COPAF/Ednaldo Barbosa.
Na Feira – Entre as barracas de produtos agroecológicos, os frequentadores puderam degustar e comprar frutas, verduras, legumes, doces, geleias, sucos, galinha caipira, ovos, queijo, carne de bode e pescados. Ainda foram montados espaços para venda de comidas regionais, artesanato, flores, mudas nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais, além de livros e literaturas.
A programação cultural contou com apresentações de bandas, cantores, cordelistas, violeiros, atores, teatro de rua, palestras e outras formas de culturas e costumes que fortalecem a agricultura familiar e sua sociobiodiversidade, inclusive cultural.
A 1ª Feira Agroecológica de Paulo Afonso teve a participação de expositores da cidade e de vários municípios da região; indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores e artesãos. Nos balcões de serviços as instituições participantes foram: AGENDHA, Prefeitura de Paulo Afonso, CESOL/Filhos do Mundo, SEBRAE, SICOOB e Bahia Pesca.
Veja no link a reportagem no BATV sobre a Feira Agroecológica (realizada pela AGENDHA em 25/08/2015).
https://www.youtube.com/watch?v=PWhcbXBsoNM
Fontes: Ednaldo Barbosa, AGENDHA, ASCOM/BA.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp