No último dia 25, cooperados da CTR FIX, de Mauá, participaram de uma palestra no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC- Espaço Celso Daniel, em São Bernardo do Campo (SP) para debaterem sobre o cooperativismo e a Economia Solidária.
O encontro serviu também para que os cooperados pudessem compreender melhor questões relacionadas a empreendimentos econômicos solidários (EES). O debate focou na sensibilização para compreensão do surgimento do cooperativismo, importância do trabalho coletivo e associado, abordagem sobre o surgimento do Movimento da Economia Solidária, discussão sobre o marco legal que institui a Lei de Economia Solidária. Além de, esclarecimentos sobre a Lei das Cooperativas de Trabalho 12.690/2012.
A palestra contou com a participação da coordenadora do Setorial de Reciclagem, Marineide Alves Santos, que falou sobre a importância do trabalho cooperado e associado e compartilhou sua experiência no tocante aos empreendimentos econômicos solidários de reciclagem e de outros setoriais. Ainda durante o encontro, Marineide comentou sobre o quanto o grupo da CTR FIX é responsável em manter a autogestão, considerando as formações que estão tendo possibilidade de participarem.
“O grupo passou pelo processo da formação, entendeu os princípios do cooperativismo, teceu várias perguntas acerca do tema proposto e, como resultado desse entendimento, solicitou visitas aos EES de reciclagem para compra de alumínios, fortalecendo assim um dos princípios do cooperativismo que reza a Intercooperação – as cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais”, explicou Elizabete de Jesus Rocha, assessora técnica da UNISOL Brasil.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp