Cerimonia de abertura 2

Cerimônia de abertura

Em Cartagena das Índias, na Colômbia, aconteceu a III Cúpula Cooperativa das Américas, entre os dias 3 e 7 de novembro de 2014, convocada pelo ideal de uma “integração que gera a mudança social”. Estiveram presentes 1.575  representantes do movimento cooperativo, das organizações internacionais e dos movimentos sociais de 30 países da América e da União Europeia, para refletir sobre o desenvolvimento integral das pessoas em suas comunidades e propor um novo modelo de sociedade, com distribuição de riqueza, ampliando a democracia e a sustentabilidade. A Unisol Brasil esteve representada por Arildo Mota, seu presidente, que participou ativamente das discussões e realizou uma palestra no dia 4 sobre Economia Solidária e o papel da entidade na construção do cooperativismo no Brasil.
O movimento cooperativo não pode ser indiferente ao fato de que mais de um milhão de pessoas sobrevivem com menos de um dólar por dia, e três bilhões com apenas dois dólares por dia. Que pouco mais de 10% da população concentra 90% dos ativos do planeta e o um por cento mais rico, tem em suas mãos quase 46% da riqueza, enquanto metade da humanidade vive na pobreza.
A ACI-Américas reconhece que “estamos engajados em um modelo hegemônico global que nos obriga a tratar a questão como um assunto político, econômico, social e cultural, e no quadro mais amplo podermos construir alianças com outros setores da sociedade civil organizada, transformando as condições de realidade que afeta a sociedade. Assim, surge a necessidade de construir a base para um modelo de desenvolvimento sustentável baseado em valores e princípios cooperativos”.
É indiscutível o papel que as cooperativas e outras formas de economia social e auto-capacitação da população assumem, co-responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento, bem como a criação de emprego, a mobilização de recursos, gerando investimentos para o desenvolvimento local, nacional e internacional, facilitando a construção da cidadania e governança.
Convidamos aos leitores para conhecer o documento final do encontro, disponível neste endereço (copie e cole no navegador):
http://www.aciamericas.coop/IMG/pdf/declaracion_de_cartagena.pdf
Veja algumas fotos do evento. Fonte: esse texto foi traduzido e adaptado do original publicado no site da ACI-Américas.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp