Quem costumar frequentar o Centro de Inclusão pela Arte, Cultura e Cidadania (CISARTE), na cidade de São Paulo, percebeu os últimos meses uma sinalização nova e mobiliário na biblioteca e na sala de encontros.
Isso é resultado de uma parceria e trabalho conjunto de estudantes de duas universidades – Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e Universidade de Ohio, nos EUA -, que proporcionou uma vivência única em design social de impacto. Uma colaboração imersiva dirigida pela professora Susan Melsop, como parte de seu curso Design Matters, em conjunto com a professora Juliana Bertolini, do Mackenzie.
Em março de 2017, o grupo de estudantes criou e prototipou mobiliário e sinalização para o CISARTE, numa cocriação de soluções que seguiu ao longo de uma semana. Um projeto para a biblioteca com unidades moduláveis, que integram todo um sistema de mesas, cadeiras e prateleiras, proporcionando a possibilidade de criar mais peças no futuro e ligar tudo em um sistema único.
A experiência de criação imersiva no CISARTE proporcionou oportunidades de aplicar o design thinking na busca e desenvolvimento de soluções, afirmando o design como importante ferramenta para os desafios do dia a dia.
O CISARTE foi inaugurado em 2016 e rompe a fronteira entre assistência e trabalho, criando um espaço para a promoção dos direitos humanos. Seminários, oficinas, cursos, ciclos de formação, apresentações musicais e muitas outras atividades têm sido realizadas desde então no local, no intuito de promover projetos de economia solidária voltados para a população em situação de rua.
Vejam só o registro da experiência, feito pela Universidade de Ohio:
https://www.youtube.com/watch?v=zUoTHOoeSPY&feature=youtu.be

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp