UNISOL DESIGN WEEKEND foto_convite
São Paulo é palco de uma grande mobilização da Economia Solidária. De 08 a 16 de agosto, acontece na Avenida Paulista e região, variadas atividades que unem Design e Ecosol: Seminário, exposição, feiras, apresentações culturais e ocupação urbana. A iniciativa reúne coletivos, cooperativas, professores, especialistas e alunos de design, entre outros envolvidos, que mostram conceitos, tendências e produtos desta nova economia.
O Setorial de Economia das Culturas e Criativa, tendo Bob Controversista, Erica Ribeiro e equipe da Design Possível – empresa social (temas de matérias recentes aqui no site) na liderança, com o apoio, a articulação e a promoção da Unisol SP (filiada a Unisol Brasil), fazem acontecer estes eventos no município paulista numa perspectiva de inovar a programação da cidade.
Os objetivos são o de valorizar as práticas e profissionais da Economia Solidária, incentivar a construção de uma Política Pública Municipal de estratégias empreendedoras e sustentáveis e divulgar para o público novas formas de pensar e produzir.
Os visitantes terão a oportunidade de conhecer produtos e ideias comprometidos com a gestão responsável do trabalho e dos recursos naturais. Por meio das artes, da oferta de serviços e de conteúdo, o público vai compreender a articulação e distribuição da economia solidária no território nacional e, mais especificamente, na capital paulista.
O design como inspiração e possibilidade para a Economia Solidária é o tema da principal exposição “Design, Artesanato e a Cidade” que irá acontecer entre os dias 10 e 16 no Conjunto Nacional. Será composto por quatro eixos – Economia Solidária, Designer Artesão, Artesanato Tradicional e Intervenções Urbanas – e é uma realização da Associação Objeto Brasil e Coletivo Brasil Design. Na exposição serão apresentados peças de moda ecosolidária, trabalho realizado em parceria com a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), Instituto Ecotece e Mackenzie. O projeto expositivo é da arquiteta e cenógrafa Adriana Yazbek e os objetos, confeccionados por empreendedores da economia solidária.
A Economia Solidária também estará presente em dois eventos de design que acontecem na cidade durante o mês de agosto: Design Weekend e Craft + Design. Nesta última, a empresa social Design Possível, cuja associação é filiada da Unisol Brasil, estará presente com stand expondo produtos de empreendimentos econômicos solidários assistidos por ela. E ainda, os produtos da ArteTaba, de Tabatinga (Amazonas) estarão no espaço expositivo da designer de joias Patricia Henna, parceira deste EES que também é filiado da Unisol Brasil. Esta parceria está sendo viabilizada por meio do apoio do Sebrae (e é tema de várias matérias aqui no site).
Um seminário focado no tema Design será realizado na Sala Oscar Niemeyer, no Cine Caixa Belas Artes, no dia 12.
Todos os eventos e atividades fazem do Projeto Economia Solidária em São Paulo como Estratégia de Desenvolvimento, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDTE) e pela UNISOL-SP – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários.
Outras informações sobre todas as atividades do evento: https://www.facebook.com/events/430365717150719/
ATIVIDADES PRINCIPAIS 
De 10 a 14/08 – Cultura e Ocupação Urbana – Vão Livre do MASP – a partir das 10h
A riqueza cultural estará concentrada no Vão do MASP com mobilidade urbana, moda, batalha de MC’s, projeção mapeada, roda de samba, oficina de lambe-lambe, sarau, exposição de telas de graffiti, obras de artistas urbanos e comercialização de produtos.
Endereço: Avenida Paulista, 1578
De 10 a 16/08 – Exposição Design, Artesanato e a Cidade – Conjunto Nacional
O design como inspiração e possibilidade para a Economia Solidária é o tema da exposição Design, Artesanato e a Cidade, no Conjunto Nacional. Peças de moda ecossolidária, realizadas em parceria com a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), com o Instituto Ecotece e empreendimentos de costura e artesanato completam a mostra.
Endereço: Avenida Paulista, 2073
De 12 a 16/08 – Design Weekend (DW)
Maior festival de design da América Latina reúne arte, arquitetura, decoração, urbanismo, inovação tecnológica e negócios sociais. Ocorre simultaneamente em sete locais Alameda Gabriel, Jardins, Paulista, Lapa, Jockey Club, Shoppings de Decoração e Vila Madalena. Outras informações em http://www.designweekend.com.br/
De 13 a 16/08 – Craft Design – Centro de Convenção Frei Caneca – Das 10h às 19h
Empreendimentos solidários de artesanato e costura participam da Craft Design, feira de negócios que apresenta tendências nas áreas de decoração, design e arte direcionada a lojistas, mercado corporativo, arquitetos, fabricantes e outros profissionais do setor. Outras informações em http://www.craftdesign.com.br/
Endereço: Rua Frei Caneca 569, 5º andar
Fontes: Assessoria de Comunicação do Projeto Economia Solidária em São Paulo como Estratégia de Desenvolvimento; UNISOL SP, Sites CasaTearMagazine e Observatóriodo3ºSetor.

 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp