Alto Cruzeiro - Rasa - Armação de Búzios - RJ - Brazil
O Dia da Consciência Negra foi instituído em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos ícones da República de Palmares, em Pernambuco, que foi assassinado nesta data. A Lei 10.639 de 2003 é a que estabelece o Dia da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para lembrar e evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população.
A Unisol Brasil tem um expressivo número de afrodescendentes nos seus projetos, como populações quilombolas que formam cooperativas e outros empreendimentos solidários. Aqui no site, temos algumas matérias a respeito. Visite os links abaixo:
http://unisol.coop/bR http://unisol.coop/fq e http://unisol.coop/fE e conheça um pouco mais a nossa atuação.
Em todo o Brasil, vários eventos comemoram o Dia da Consciência Negra. A cidade de São Paulo está com uma programação extensa. Somente no Memorial da América Latina a programação é longa, a instituição comemora durante quase o mês inteiro (de 08 a 29 de novembro) e está reproduzida parcialmente abaixo.
Memorial – De 20 a 25 de novembro acontece a segunda edição do Flink Sampa, no Salão de Atos. É uma festa da cultura negra, celebrando a literatura e o conhecimento. Graça Machel, viúva do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela estará, no dia 21,  na entrega do 12º Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, no centro da capital e o prêmio este ano homenageia Mandela. No domingo, dia 23, Graça Machel fará uma palestra às 16h, no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Aproveitamos para compartilhar a programação de cinema da entidade, que está neste endereço (copie e cole no navegador) http://www.memorial.org.br/2014/11/mostra-afro-latina-neste-fim-de-semana-no-cineclube/
Abaixo, a programação completa do evento nos dias 22 e 23 de novembro. A entrada para os eventos varia de gratuita a R$ 5,00.
O Memorial está localizado na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, zona oeste da capital.
E veja também a programação cultural completa de São Paulo para o mês e a data da Conciência Negra (copie e cole no navegador) http://unisol.coop/fD
Sábado, dia 22 de novembro
Literatura & Debate na Biblioteca do Memorial
14h – A Literatura e o Áudio Visual – Adaptação de Conteúdo Literário de Carolina Maria de Jesus, com Audálio Dantas, Vera Eunice e Elzira Divina Perpétua.
15h30 – África e Brasil: A Literatura como Missão e Diálogo, com a angolana Isabel Ferreira, Paulina Chiziani do Moçambique e Vera Duarte Pina do Cabo Verde.
17h – O Golpe de 64 e a história brasileira em quadrinhos com jornalista e o historiador Oscar Pilagallo, e o desenhista Rafael Campos Rocha e a Editora Três Estrelas.
18h – História social da culinária brasileira com o sociólogo Carlos Alberto Dória, da Folha de S. Paulo e a Editora Três Estrelas.
Lançamento de livros na Biblioteca Latino-Americana
11h às 17h30 – “O Leito do Silêncio”, de Isabel Ferreira e “Desejos Aminata”, de Lopito Feijoó, autores angolanos.
O espaço também terá oficinas e tarde de autógrafos com os escritores Joel Rufino dos Santos, Elzira Divina Perpétua, Renato Meireles, Cristiane Sobral, Maria Gal e Renato Nogueira.
Shows na Praça
10h às 13h – Grande Roda de Capoeira com participação dos alunos do Sesi.
12h – Os Prettos.
13h – Peça Teatral “O Resgate dos Saltimbancos”, do projeto social Crianças de Porcelana.
18h – Max BO e convidados em Batalha de MCs. Participação especial do Billy Saga (parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
19h – Leci Brandão (Biblioteca do Memorial).
Espaço kids – Praça
10h às 20h – Brinquedo infantil – Cama Elástica.
12h às 14h – Árvore Símbolo Baobá – Oficinas infantis de reciclagem.
14h às 16h – Contação de Histórias com Vera Linda no ateliê da Galeria Marta Traba.
Domingo, 23 de novembro
Espetáculos na Praça do Memorial
12h – Coral Zumbi dos Palmares apresenta “Encanta”.
13h – Espetáculo “Semiótica da Dança – A história do negro impressa em nossa pele” integra o projeto social MoveMentes.
14h – Show de Hip hop – MCs Sharylaine, Vanessa Gonzaga e Soffia.
14h30 – Entrega do prêmio do concurso de literatura.
15h30 – Espetáculo “Salve Ela, Carolina!”, a Companhia Alternativa de Teatro mostra a dor e a poesia da personagem ex-catadora de papel.
18h – Espetáculo de dança.
18h às 20h – Jair Oliveira, cantor e compositor.
Teatro Infantil no Palco Principal
13h – A peça infantil “O Resgate dos Saltimbancos” faz uma releitura d’Os Saltimbancos com 55 crianças estudantes de balé clássico ao som de Chico Buarque.
Fontes: Site do Memorial AL, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Gente que Educa.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp