19619707_10154681450252113_1364832444_oAs cooperativas de trabalho sociais, de produtos e serviços são uma das ferramentas que pode permitir a garantia de empregos sustentáveis, lutando contra a precariedade e o isolamento.
Dia 1º de julho, cooperativas de todo o mundo celebram o Dia Internacional das Cooperativas e aproveitam essa oportunidade para reiterar fortemente a razão pela qual as cooperativas asseguram que ninguém fique para trás, sob o tema comum da inclusão.
Como o mundo do trabalho passa por grandes transformações, incluindo a qualidade e organização do trabalho e acesso à proteção social, empresas democraticamente geridas por seus trabalhadores e trabalhadoras, produtores, e em alguns casos seus usuários, cooperativas da indústria e serviços representam uma resposta à insegurança e ao isolamento. São uma das ferramentas que pode tornar possível salvaguardar o emprego sustentável por meio da distribuição equitativa do trabalho e da riqueza.
Segundo um estudo que a CICOPA publicará em breve – “Cooperativas e Emprego: Segundo Informe Global” -, as cooperativas devem ser reconhecidas pelo nível de trabalho que geram e pela resposta que proporcionam ao futuro do trabalho. Representam 9% da população economicamente ativa mundialmente, a maioria produtores e produtoras autônomos que trabalham por conta própria no marco das cooperativas de produtores, que se encontram cada vez mais na indústria e nos serviços. Essas cooperativas representam uma via para que os trabalhadores autônomos superem o isolamento e a precariedade mediante a partilha de seus recursos, compartilhando benefícios e riscos e proporcionando acesso aos regimes de proteção social.
A crescente mudança de status de empregado a autônomo em todo o mundo, o ressurgimento da economia informal, em especial entre os trabalhadores domésticos e de cuidados, assim como no setor da construção, junto com o aumento das plataformas de tecnologia da informação e comunicação (fenômeno conhecido como uberização) são todos fenômenos que estão virando o mundo do trabalho de cabeça para baixo. As cooperativas estão demonstrando que podem proporcionar empregos de qualidade, sustentáveis e seguros, integrando grupos vulneráveis.
As cooperativas proporcionam um espaço onde todas as pessoas, sem importar raça, gênero, cultura, antecedentes sociais ou circunstâncias econômicas, podem satisfazer suas necessidades e construir comunidades melhores.
Fonte: CICOPA
 
 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp