Visita a ASSIM_1

Italianos e representante da Unisol Brasil no EES Assim

Em Pernambuco, a Economia Solidária tem vivido dias intensos de atividades. O representante da Unisol Brasil (UB) no Estado, Maurivan Tenório, recebeu este mês uma visita de dois sindicatos da Itália. Eles estiveram conhecendo alguns EES filiados a UB neste Estado, para tratarem de estratégias de relacionamento e influência na FIAT, indústria automotiva, que fica localizada no município de Goiana (PE).
Alberto Cipriani, da Cisl.it: Confederazione Italiana Sindacati dei Lavoratori e Paolo Pozzo, da ISCOS Cooperazione Sindacale allo Sviluppo, da região de Piemonte, são os representantes que vieram conhecer a planta da FIAT.
Cipriani é uma das lideranças da entidade que é o sindicato dos metalúrgicos da Itália e dialoga com a FIAT no mundo. A Unisol contribuiu com a agenda dos visitantes, apresentando alguns EES que podem se tornar fornecedores da empresa, já para facilitar o diálogo com a FIAT. Contatos se iniciaram com associações da agricultura familiar, para fornecimento de frutas e hortaliças, além da discussão de parcerias na implantação de projetos que visem a captação de recursos.
A EES escolhida foi a Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marrecos e Adjecências e Sitios Vizinhos (ASSIM) localizada na Zona da Mata, no Norte de Pernambuco. Esta associação de Agricultores Orgânicos é filiada à UNISOL, e o projeto de fornecimento de suas frutas e verduras para FIAT está sendo avaliado.
Produz hortaliças (tomate, coentro, cebolinha, rabanete, macaxeira, inhame batata, entre outras) e frutas (mamão, laranja, limão), todas os itens em produção orgânica. O presidente da ASSIM é Luiz Damião.
Entre outras ações discutidas com a comitiva italiana, para o início de agosto, ficou o compromisso do Governo de Pernambuco em apresentar um diagnóstico sobre o impacto da implantação da FIAT na região.
Visita a Escola de Formação da CUT/PE
Os italianos também conheceram a Escola da CUT/NE, que tem uma larga experiência em formação para os trabalhadores. Na implantação da FIAT em Betim/Minas Gerais, a entidade contribuiu muito para capacitação dos colaboradores e existe o interesse em replicar a mesma experiência em outras cidades no Nordeste.
Fonte: Maurivan Tenorio, assessor da Unisol Brasil. Crédito das fotos: Aldenise Coelho de Souza, delegada da ISCOS-Cisl no Brasil.Coordenadora geral do Projeto Ramá.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp