Festa da Colônia Pescadores da Represa Billings com a participação pela primeira vez dos EESs. Crédito: Elisabete Rocha.

Festa da Colônia Pescadores da Represa Billings com a participação pela primeira vez dos EESs. Crédito: Elizabete Rocha.

A região do ABCD é rica em Empreendimentos Econômicos Solidários. Muitos são filiados da Unisol Brasil e continuam vencendo os desafios diários com o acompanhamento técnico e político da entidade.
Elizabete Rocha durante o mês de agosto esteve em vários EES, e aqui mostramos de forma mais resumida as atividades realizadas. Lembrando que São Bernardo do Campo (SP) tem mais de 800 mil moradores na área urbana, entretanto a região conhecida como pós-balsa concentra muitas comunidades onde os EES necessitam de assessoria.
Junto a SBCSOL, a Unisol Brasil tem procurado aproximar os EESs com a Ecosol, e assiste a Colônia de Pescadores Capatazia, que tem cerca de 500 pescadores e pescadoras, dentre eles, 150 mulheres, da 4a geração das famílias. Desta forma, eles participaram pela primeira vez da 7a feira de pescadores da Colônia de Pescadores Profissionais da Represa Billings, ocorrida em agosto.
Já a Rede Balsear, formada por artistas plásticas de cerâmica, do bairro Santa Cruz, também esteve presente no evento. A Balsear surgiu do apoio da Fundação Criança, envolvendo ainda a empresa Toyota e a Prefeitura de SBC, e da necessidade das mães que tem os seus filhos assistidos pela Fundação possam gerar renda. Estas tiveram cursos de qualificação profissional.
Outro exemplo é a Padaria Companhia do Trigo, que está em processo de mudança de sede. Uma boa notícia é que esta sendo articulada uma Rede de Ecosol do Pós-Balsa com estes e outros EESs, que irão se fortalecer e fazer negócios entre si.
Neste giro pela região, Rocha esteve na cooperativa CMR, de catadores, de Itapevi (SP), realizando orientação para o processo de composição de nova diretoria e um treinamento técnico passando sobre a lei de cooperativismo, características do associativismo, entre outros temas, com o apoio do SEBRAE, e na COOPERNOVA, de Cotia (SP), fazendo o recadastramento do EES. Fonte:  Elizabete Rocha
Crédito das fotos: Elizabete Rocha

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp