Chegou ao fim na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o evento Grandes Encontros da Economia Solidária, realizado entre os dias 8, 9 e 10 de novembro. A ação reuniu cerca de 500 pessoas, além de delegações, compostas por 310 representantes de empreendimentos econômicos solidários, muitos deles filiados a UNISOL Brasil. A central de cooperativas esteve representada pelo coordenador da região sul, Antonio Ides Antunes do Prado, pela coordenadora da região norte, Maria Dalvani de Souza, e pelo assessor de relações internacionais, Victor Mellão. Integrantes de cooperativas do Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela também estiveram presentes.
O objetivo foi debater e apresentar para a sociedade a diversidade das experiências de desenvolvimento promovidas pela Economia Solidária. O evento foi realizado de forma pioneira e, devido ao sucesso, os organizadores pretendem repeti-lo no ano que vem. A realização ficou por parte da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado e Red del Sur. Vale lembrar também que os três dias de encontro contaram com a participação de representantes da FCPU, Cospe e Nexus, instituições que fazem parte da rede.
Logo no primeiro dia, durante o Encontro Estadual dos Empreendimentos de Economia Solidária, já houve a assinatura de convênio entre o governo do Rio Grande do Sul e Inacoop (Instituto Nacional de Cooperativismo da República Oriental do Uruguai) no sentido de promover ações conjuntas para a construção da Cadeia Solidária Binacional do PET, na confecção de sacolas e outros produtos confeccionados a partir do flake e fibra da garrafa.
Já no segundo dia de encontro às atenções se voltaram às mulheres. Com o tema “Economia Solidária: Mulheres Transformando a América Latina”, elas discutiram e avaliaram o dia-a-dia das empreendedoras que cuidam do local de trabalho, projetam ações e ajudam a construir a economia que transforma. Dois painéis tiveram a coordenação de Nelsa Fabian Nespolo, uma das organizadoras do evento e diretora do Difesol (Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária).
O último dia de encontro contou com duas mesas, uma na parte da manhã e outra à tarde para debater as Estratégias de Desenvolvimento, apresentando a diversidade de experiências dentro da Economia Solidária, com destaque para Mondragon, Banco Palmas, Uniforja, Cadeia do PET, Cadeia Justa Trama e Rede Xique-Xique. “O evento foi uma caminhada que mostrou a importância dos empreendimentos solidários. Cada ação foi pensada para fortalecer redes e cadeias do segmento”, disse Nelsa.[nggallery id=40] Maria Dalvani de Souza – Coordenadora da Região Norte

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp