Aconteceu nos dias 26 e 27 de julho de 2010 em Campo Grande, MS, a capacitação dos agentes de desenvolvimento local em Economia Solidária do Projeto Brasil Local SENAES/ MTE. Participaram da capacitação agentes dos municípios de Anastácio, Nioaque, Campo Grande, Rio Verde de Mato Grosso e Dourados.
Esse encontro contou com a parceria do Instituto Samaritano e da cooperativa Oicos que viabilizou o espaço para que fosse feita a capacitação dos agentes do projeto.
A capacitação foi dada por Hugo Leonardo Bites, coordenador Pedagógico do Projeto Brasil Local, pelo coordenador de Mobilização e Assessor Técnico da UNISOL Brasil MS, Ari José de Souza e pela coordenadora estadual Dalva Pereira de Lima.
A proposta do Projeto Brasil local é apoiar os empreendimentos da Economia Solidária já existente e apoiar outros empreendimentos que estão na informalidade. Com isto vamos criar mecanismo para que todos possam ter acesso a créditos e também as políticas públicas existentes, iremos fomentar a área de produção, escoamento de produção, comercialização e organização.
Para o coordenador Pedagógico do Projeto Brasil Local, foi grande a surpresa de encontrar no MS agentes que estão desenvolvendo trabalhos junto aos empreendimentos. E as parcerias conquistadas no MS vem colaborar ainda mais com o projeto Brasil Local.
Para a coordenadora estadual do projeto Brasil Local, Dalva Pereira Lima, que vem acompanhando diversos empreendimentos nos municípios, “vai ser muito bom ter pessoas qualificadas para ajudar estes empreendimentos, e os parceiros envolvidos no projeto vão colaborar ainda mais para que esses projetos tenham um impacto social benéfico para estes empreendimentos, trazendo para toda a comunidade uma alta estima e dignidade para que possam realmente ter certeza que estarão incluídos num projeto sério que estará gerando trabalho e renda e não um assistencialismo que estamos acostumado a ver por ai”.
O coordenador de Mobilização do projeto Brasil Local e Assessor Técnico da UNISOL Brasil no MS, Ari Jose de Souza, “todo projeto é bem vindo desde que possamos criar ferramentas para apoiar os empreendimentos e ajudar a se qualificarem melhor, produzindo produtos de boa qualidade e que tenham uma aceitação no mercado, tanto no MS como no Brasil” esta parceria do grupo Judec, UNISOL Brasil, Instituto Samaritano, Cooperativa Oicos, Universidade Federal do MS, Universidade Católica Dom Bosco, Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local, Superintendência Federal de Agricultura MS, vem com a proposta de apostar nos grupos de produção, e com isto criar dignidade e auto-estima para todos.
Participaram da capacitação os agentes de Campo Grande, Esmeralda, Kopiak e Mauro F.da Silva, de Dourados Isa Carla e Daniel Samuel, de Anastácio Maria Luiza, de Nioaque Rosangela Lima e de Rio Verde de Mato Grosso Marcelo Veras.
 
Fonte: Ari José de Souza, assessor da UNISOL Brasil no MS
 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp