Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) desenvolveu um mapa de feiras orgânicas e grupos de consumo responsável em todo o Brasil.
A iniciativa surgiu por meio de uma enquete realizada no começo de 2012, que mostrou que 74% dos visitantes disseram que consumiriam mais alimentos orgânicos se fossem mais baratos. Outros 20% optariam por orgânicos se houvesse mais feiras especializadas perto da sua casa.
A pesquisa também demonstrou que os preços de orgânicos em supermercados podem ter uma diferença de até 463% a mais em relação aos mesmos produtos nas feiras orgânicas. O mesmo levantamento identificou pelo menos 140 feiras orgânicas distribuídas em 22 capitais brasileiras.
Alerta
Segundo o Idec, o Brasil sofre de um problema grave de uso exagerado de agrotóxicos, aqueles produtos químicos que, supostamente, servem para proteger os alimentos de pragas. Hoje, somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, representando 19% do consumo mundial. Isso equivale a cerca de 5kg de agrotóxicos por brasileiro no ano. Estas substâncias estão presentes irregularmente em 30% dos alimentos que comemos. E por conta da exposição dos produtores com esses químicos, o agrotóxico se tornou a 2a maior causa de intoxicação no país. Quando falamos de agrotóxicos, não falamos apenas do que está na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e outros alimentos.
Acesse o Mapa de feiras orgânicas clicando na imagem abaixo:

Com informações: Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp