20170314_UNISOL_II ENCONTRO_banner_VEncontro, promovido pela CICOPA América, está em sua segunda edição e acontece em São Paulo no dia 30 de março
Representantes de centrais brasileiras, argentinas, uruguaias e paraguaias se encontram para debater os desafios do sindicalismo e do cooperativismo na América Latina. O primeiro encontro aconteceu em novembro de 2016, em Buenos Aires, na Argentina, e proporcionou uma jornada de intercâmbio e debates sobre a situação atual dos trabalhadores e trabalhadoras na América Latina, concluindo que a união é a única alternativa para o fortalecimento contra o avanço do neoliberalismo na região. Desse encontro surgiu um programa de ação conjunta e uma agenda de trabalho para os próximos meses.
Na última década, trabalhadores e trabalhadoras de grande parte da América Latina foram protagonistas de processos políticos que levaram a conquistas fundamentais. Ao longo dos anos testemunhou-se uma maior distribuição de riqueza, melhora das condições de vida e de trabalho. No Brasil, por exemplo, 29 milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza. Apesar disso, os retrocessos que temos testemunhado a partir das derrotas eleitorais no campo popular na região impactam muito os trabalhadores e trabalhadoras, e também os direitos humanos.
“Hoje, só com a capacidade de cooperação entre movimentos sociais, sindicatos, movimento cooperativo, juventude, universidade e estudantes será possível conseguir a unidade da classe trabalhadora”, avaliou Leo Pinho, presidente da UNISOL Brasil, no último encontro.
Dando prosseguimento aos encaminhamentos do encontro anterior, esse evento que se realiza em março no município de São Paulo continua no sentido de propor e trabalhar um programa pela organização latina americana de trabalhadores e trabalhadoras, que promova, difunda, impulsione e acione a defesa de todos os direitos conquistados.
O evento é uma realização da CICOPA América, braço da Organização Internacional das Cooperativas.
Dentre as instituições que já confirmaram presença no II Encontro Internacional O Desafio da Classe Trabalhadora: Sindicalismo e cooperativismo na América Latina estão:
– UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários)
– UNICOPAS (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias)
– OCB (Organização das Cooperativas do Brasil)
– CUT Brasil
– CNCT (Confederación Nacional de Cooperativas de Trabajo)
– COOPERAR (Confederación Cooperativa de la República Argentina)
– CTA (Central de Trabajadores de la Argentina)
– FCPU (Federación De Cooperativas De Produccion Del Uruguay)
– PIT/CNT (Plenario Intersindical de Trabajadores-Convención Nacional de Trabajadores)
O evento é aberto ao público, mas é preciso se inscrever pelo endereço https://goo.gl/0EcxJS
 
Serviço
II Encontro Internacional O Desafio da Classe Trabalhadora: Sindicalismo e cooperativismo na América Latina
Data: 30/03/2017
Hora: 9h às 17h
Local: Braston Hotel – Rua Martins Fontes 330, Consolação, São Paulo – SP
Inscrições: https://goo.gl/0EcxJS

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp