De 25 de junho a 06 de julho o presidente da UNISOL Brasil Leonardo Pinho acompanhado da diretora tesoureira Isadora Santos esteve na Itália com o objetivo de trocar experiências no cooperativismo e em especial no que tange o cooperativismo social.
Durante essas duas semanas foram visitadas as cidades de Bolonha, Trieste, Modena e Firenze, com o apoio de entidades locais como NEXUS e COSPE Leonardo e Isadora foram conhecer diversas experiências italianas de projetos que serão relacionados abaixo:
Durante a viagem na UNISOL Brasil teve uma excelente atividade junto com a ‪‎CGIL – Central Sindical na Região de Emília Romagna e também com nossa parceira Nexus entidade de representação da ECOSOL local. Neste encontro foram discutidos os desafios de se forjar unidades entre o campo do ‪Cooperativismo e da ‪economia solidária junto ao movimento sindical visando construir um programa de ação para a classe que vive do trabalho, que diante das metamorfoses do mundo do trabalho atualmente não mais está representada apenas ou majoritariamente pelos assalariados.
01it
Já em Modena com a Legacoop os representantes da UNISOL acompanharam e puderam saber da existência da demanda dos produtos provenientes da Cooperativa Chico Mendes que é afiliada de nossa central.
02_it ok
Continuando a viagem Leonardo e Isadora estiveram na Cooperativa Social Scacco Matto. A Cooperativa foi fundada em 2010 e atualmente tem trabalhado com 100 usuários, sendo que 50 deles são trabalhadores e desenvolvem atividades econômicas de: operadores de cuidado, cozinheiro, limpeza, dois bares, frete, Restauro de móveis – armazém de móveis-, manutenção de casas – reparos – restaurante, decoração. Trabalham em três cidades: Porto Maggiore, Ferrara e Copparo. Agregando a agenda de cooperativas sociais também foram visitadas as cooperativas Martin Pescatore e também o Restaurante cooperativo administrado pela Cooperativa Sociale em Trieste.
04it 02it
 
Com o objetivo de trocas de experiências foi realizada uma reunião com Patrizio Bianchi – Secretário do Trabalho, Formação, Escola, Pesquisa e Políticas Européias da Região de Emilia Romagna acompanhado de Sandra Pareschi ‪da Nexus, Fiorella Prodi Secretária Relações Internacionais ‎Cgil Emilia Romagna e Roberta Trovarelli ‪, ‎Legacoop (Central de Cooperativa) o diálogo foi em torno das políticas públicas voltadas ao ‪‎cooperativismo social e seu papel no desenvolvimento de processos de inclusão social pelo trabalho.
it05

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp