CoopArte é um evento a nível global criado para alertar os jovens a expressarem sua visãosobre os principios do cooperativismo de maneira criativa. A iniciativa foi anunciada em 2011 durante o Dia Internacional das Cooperativas e lançada durante a Assembléia Geral da ACI em Cancún, no México. Pessoas entre 16 e 35 anos de idade interessadas em participar do concurso precisam ter em mãos uma câmera fotográfico, um instrumento musical ou a própria voz.

A intenção da ACI é atrair o maior número possível de jovens do setor cooperaiva e o concurso é um grande estímulo a esse objetivo. A iniciativa foi concebida por José Antonio Chavez, representante da Juventud do Conselho de Administração da ACI.

Rodrigo Gouveia, secretario geral da Euro Coop e organizador da Cooparte, mencionou que o concurso é uma fantástica oportunidade para as cooperativas ao redor do mundo se encontrem e promovam mensagens cooperativistas. “A competencia será uma entre as varias iniciativas que adaptará a ACI no marco do Ano Internacional das Cooperativas, e desejo que essa seja para as empresas cooperativistas uma ferramenta útil que envolverá as novas gerações”.

Atividade:

– Os participantes poderão apresentar seus projetos em sítio web específico até maio de 2012;

– A cerimônia de entrega dos prêmios se realizará en Manchester, em novembro de 2012;

– Podem participar pessoas de 16 a 35 anos 

– Existirá três categorías diferentes no concurso: música, video e fotografia.