Justa Trama e Nexus

Nelsa Nespolo, no centro, de preto.

Nesta quinta-feira, 02 de abril, Nelsa Nespolo, membro da Unisol Rio Grande do Sul e presidente da Cooperativa Central Justa Trama, esteve presente em evento da CGIL, ocorrido na Itália. A Justa Trama agrega uma rede nacional de cooperativas variadas (agricultura e outros) para a confecção baseada em fibra ecológica/algodão orgânico.
Prestigiaram também o acontecimento cerca de 40 a 50 pessoas de várias organizações que atuam na Economia Solidária da Itália e países europeus.  A audiência acompanhou a palestra de respresentantes da CGIL, sindicato que é a Central Geral dos trabalhadores da Itália (similar à Central Única dos Trabalhadores – CUT). E de Nespolo, que apresentou a Justa Trama e todo o seu trabalho em cadeia. Procurando motivar os presentes, Nespolo chamou a atenção para os grandes desafios de mudança social e econômica a qual o mundo atual tem vivido e que podem acontecer, por exemplo, com cada vez mais trabalhadores se apropriando dos meios de produção por meio de associações, cooperativas e empresas recuperadas. Ela ainda chamou a atenção para todo o processo de produção de uma cooperativa têxtil, baseada na sua experiência com a Justa Trama.
Na ocasião, foi lançado o livro “Tramando sonhos e esperanças” escrito por Nespolo, narrando parte de sua experiência nos movimentos sociais e à frente das cooperativas. A obra conta as suas vivências no movimento sindical, e ainda sobre as discussões em torno do orçamento participativo, do movimento popular, da cooperativa Univens e da economia solidária (ES), este último setor que ganhou espaço no estado riograndense no governo de Tarso Genro (RS) com a criação de uma pasta (secretaria) específica.
Valmor Schiochet, diretor na Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE), também esteve presente mostrando as diversas ações e políticas que existem no campo da ES no Brasil.
 

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp