Lab-fantasma-charlotte
Moda e economia solidária combinam. E muito. Várias/os estilistas já flertaram e continuam a flertar com a produção de arte e artesanato solidários em suas coleções.
Na última edição da SP Fashion Week, semana de moda que reúne desfiles de várias marcas do país, uma bolsa chamou atenção. Em lona vinílica estampada, a peça é resultado de uma parceria entre a marca LAB Fantasma e o empreendimento Charlotte Brindes Sustentáveis.
Daniela Gabriel, gerente de desenvolvimento de produto de moda e produção da LAB, foi a responsável pela aproximação: “Por ser a responsável pelas questões de desenvolvimento de produto na LAB, acabei fazendo a ponte entre marca e fornecedor. De qualquer forma, a marca tem um olhar humano e ético nas suas relações com parceiros e fornecedores, muito focado em sua filosofia, que é UBUNTU – que significa “Eu sou, porque nós somos”.
Djenane Martins, a Nane, empreendedora da Charlotte, conta que Daniela se aproximou com o projeto de confeccionar uma bolsa em lona vinílica: “Como era necessária uma estampa exclusiva, enviamos a lona para uma gráfica digital e usamos cintos de segurança como alça. A bolsa ficou muito bonita, e quando Daniela nos disse que ela integraria um desfile da Fashion Week, ficamos paralisadas. E depois que descobrimos que era para a LAB Fantasma, do rapper Emicida, foi pra lacrar” define Nane.
Daniela já conhecia o trabalho da Charlotte de um outro momento, quando trabalhava na Aliança Empreendedora. “Nunca tinha feito desenvolvimento de produto nesse material. Tínhamos uma demanda por conta do desfile e não conseguimos, nesse momento, usar a lona reciclada, até porque os processos de impressão se tornaram limitados. Fizemos então uma bolsa carteiro bem ampla para o desfile, de 50 cm de largura, 35 cm de altura e 15 cm de lateral, com estampa fullprint da coleção Avuá. O processo foi muito tranquilo. Passei a ficha técnica com os tamanhos e fomos discutindo algumas coisas sobre as dimensões no correr do trabalho. A parceria com a Charlotte foi bem bacana, e isso se vê refletido no resultado. A bolsa ficou linda e com ótimo acabamento”, define Daniela.
Embora já tenha trabalhado com grandes empresas, essa é a primeira vez que a Charlotte pisa o mundo da moda com uma grande grife. Para Nane, a experiência de ver seu produto em um evento tão grande e concorrido pelo público é motivo de muito orgulho e prova de que tudo é possível: “Para a economia solidária esse é um grande feito, pois ajuda a acabar com aquele estigma de que as pessoas que fazem a economia solidária são coitadinhos e trabalham por hobby. Somos trabalhadoras e trabalhadores que temos produtos muito bons, que podem estar em qualquer lugar. A cada dia conseguimos estar em mais destaque e mostrar que nossos empreendimentos podem atender a qualquer demanda de grandes empresas e grifes”, completa.
Para o desfile foram confeccionadas duas bolsas. Mas a Charlotte já está fazendo orçamento para a produção de uma quantidade maior: “Fizemos inicialmente uma quantidade mínima para atender a produção de moda do desfile e estamos no momento de entender a viabilidade comercial dessa peça, inclinados a desenvolver esse produto com foco em atender nossa demanda comercial”, diz Daniela.
Nessa bolsa cabe o mundo e muitas histórias.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp