Grupo de Mulheres Italegre Bahia
Nosso assessor técnico e secretário do Setorial de Agricultura Familiar Israel Dias relatou uma experiência enriquecedora de economia solidária. Ele está acompanhando um grupo de 60 mulheres da comunidade de Italegre, parte do município de Baixa Grande, próximo da região central do Estado baiano e distante cerca de 252 km da capital Salvador. Estas agricultoras e donas de casa, que tem Dalila Dumas,  moradora da região, como uma das líderes, sentiram a necessidade de se mobilizarem para tentar, de alguma forma, ajudar nas despesas domésticas e obter uma renda extra para ajudar nos estudos dos filhos. Acompanhe a entrevista com Israel, abaixo.
Unisol – Como se deu a aproximação deste grupo de mulheres com a Unisol Brasil ?
Israel – ‘Elas nos procuraram para ter orientação de um formato que se adequasse a sua realidade, então a Unisol apresentou três modalidades jurídicas: empresa formal, cooperativa e associação. Elas optaram em criarem uma associação, porém, com o interesse em transformá-la numa cooperativa, no futuro. A partir do perfil de cada uma, estabeleceram que as atividades principais serão focadas em corte e costura, beneficiamento de frutas e alimentação’.  

Unisol – Como estas mulheres irão desenvolver o trabalho de constituição desta associação?  

Israel – ‘O processo ainda está se iniciando, mas elas já contam com o apoio da Federação das Associações Baixagrandenses, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais local e da UNISOL Brasil. Já estão sendo preparados alguns estudos por parte da Unisol para viabilizar de fato o empreendimento solidário’.

Unisol –  Qual é o apoio que a Unisol tem direcionado para este grupo de mulheres? 

Israel – ‘A UNISOL Brasil, por meio do meu trabalho como Secretário de Agricultura Familiar, está dando total apoio ao empreendimento, desde a mobilização, a orientação e as formações técnicas, dentre outras demandas urgentes’.

Unisol – Qual é o objetivo final deste grupo, por exemplo: quanto elas querem produzir por mês? E onde irão vender os produtos?  

Israel – ‘O objetivo final é a geração de ocupação e renda, porém estes não são o único foco. Elas também pretendem resgatar as tradições culturais, discutir os problemas da comunidade, além de ter nos encontros uma forma de lazer, de pôr o papo em dia. Ainda não se tem meta de produção, pois as coisas estão bem no início. Os principais  compradores em potencial são a princípio, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e os mercados local e regional’.
Se quiser saber mais sobre a comunidade de Italegre e o município de Baixa Grande, acesse o link:
http://baixagrande2012.blogspot.com.br/p/caracterizacao-do-municipio.html.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp