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23 jan
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Plano de cooperativa da Busscar é apresentado a ex-funcionários

O presidente e o secretário geral da UNISOL Brasil, Arildo Mota Lopes e Gilson de Jesus Gonçalves, participaram de uma assembleia no dia 17 janeiro, na sede do Sindicato dos Mecânicos de Joinville, com aproximadamente 300 ex-funcionários da BUSSCAR Ônibus, empresa fabricante de carrocerias de ônibus que teve sua falência decretada pela justiça em setembro de 2012.

A assembleia foi convocada pela Comissão dos ex-funcionários da BUSSCAR, com o apoio do Sindicato dos Mecânicos de Joinville, para duas datas: 17 e 19 de janeiro, com o objetivo de apresentar uma proposta para a criação de uma cooperativa entre os ex-funcionários, responder dúvidas sobre a proposta e cadastrar os ex-funcionários que possuem intenção de tornarem-se sócios da nova Cooperativa.

Na Assembleia do dia 17 de janeiro, estiveram presentes aproximadamente 300 ex-funcionários da BUSSCAR. O Sr. Pedro Medeiros, representando a Comissão dos ex-funcionários, abriu a Assembleia apresentando um breve histórico do processo vivenciado até o momento relativo à constituição de uma Cooperativa. Destacou que três fatores são essenciais para a constituição da cooperativa: a vontade e mobilização dos trabalhadores; a negociação com algum investidor que possa injetar capital para iniciar a produção dos ônibus; e um acordo com o judiciário que permita arrendar o parque fabril.

Pedro salientou que a comissão que está conduzindo o processo realizou um estudo de viabilidade e chegou a conclusão de que é viável retomar a produção das carrocerias de ônibus. O plano de viabilidade construído pelo grupo prevê, inicialmente, a produção de 2 ônibus diários com 600 cooperados.

O Presidente da UNISOL, Arildo Mota Lopes, fez uma apresentação sobre a UNISOL para os trabalhadores. Destacou que eles não estão sozinhos nesta luta e que na base da UNISOL há 28 cooperativas que surgiram através da falência de suas antigas empresas.
Arildo compartilhou a história da Cooperativa da qual ele é sócio, a UNIFORJA, de Diadema-SP. Relatou todo o processo que antecedeu a falência, às promessas realizadas pelos antigos donos e que nunca foram cumpridas e todo o desgaste que os trabalhadores tiveram durante neste processo. “Os trabalhadores, na época, conseguiram assegurar seus postos de trabalho criando uma cooperativa e assumindo a produção”, disse Lopes na ocasião. Atualmente, a UNIFORJA é proprietária de todo o parque fabril que foi arrendado. Está consolidada no mercado e é referência no Brasil e no mundo no que se refere ao autêntico cooperativismo.

Gilson de J. Gonçalves, Secretário Geral da UNISOL Brasil e Diretor Presidente da UNIPOL (Cooperativa dos Trabalhadores na Indústria de Polímeros em Joinville), compartilhou a história da UNIPOL que também passou por um processo de falência. Ele destacou que a união dos trabalhadores e sua luta foram de extramente importantes no processo. Relatou que o Cooperativismo é de fato, solução para situações como a que a BUSSCAR está vivendo, bem como, foi para a UNIPOL. Contudo, o processo não é simples e a consolidação de uma cooperativa proveniente de uma empresa falida não é fácil e irá necessitar da união de todos os trabalhadores da antiga empresa.

Além dos representantes da UNISOL Brasil, estiveram presentes Paulo Caires, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), e Vilmar Ossowsky, representando a CUT/SC. Ambos deixaram sua mensagem de apoio, colocando-se a disposição para consolidação deste processo.

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Assembleia no dia 19 de janeiro

No dia 19 de janeiro foi realizada uma segunda assembleia para os trabalhadores que não puderam estar presentes no dia 17. Neste dia, além da presença do Secretário Geral da UNISOL, Gilson de J. Gonçalves, que apresentou a UNISOL aos trabalhadores e relatou a história da UNIPOL, esteve presente representando o Ministério do Trabalho e Emprego o Sr. Valmor Schiochet, Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Valmor destacou que o Ministério do Trabalho e Emprego está acompanhando o caso e está a disposição para auxiliar no processo. Valmor entende que o cooperativismo é uma saída viável e citou o exemplo de outras cooperativas que surgiram da mesma condição.

Nesta assembleia estiveram presentes aproximadamente 100 ex-funcionários da BUSSCAR. No dia 22 de janeiro, a Comissão dos trabalhadores irá se reunir  para avaliar as duas assembleias e organizar os próximos passos.

Saiba mais e veja vídeo publicado sobre o tema.

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21 jan
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RESULTADO Chamada Pública Simplificada nº 001/2013 – SEBRAE

Em atenção a deliberação da Comissão de Licitação e Seleção da UNISOL  BRASIL, datada de 21/01/2013 e em referência à Chamada Pública Simplificada nº 001/2013, RATIFICO E HOMOLOGO como vencedor deste Edital, o Sr. VICENTE AFONSO ARMONIA.

Autorizo a contratação do profissional acima citado, nas condições estabelecidas pelo Edital e dentro do previsto em convenio e/ou contrato, respeitando-se a legislação vigente.

São Bernardo do Campo, 21 de janeiro de 2013.

Termo de homologação

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18 jan
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Edital de Seleção 001/2013

A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil – UNISOL Brasil, situada no município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, torna público que realizará seleção simplificada pública com o objetivo de contratar empreendimentos da economia solidária para atuar como Bases de Serviços de Apoio a Comercialização e Gestão de Empreendimentos Solidários da Agricultura Familiar – BSC, em atendimento ao Contrato de Repasse nº 0307912-22/2009, referente ao “Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais – Apoio a Dinamização Econômica e Fortalecimento de Redes Sociais de Cooperação”, celebrado entre a UNISOL BRASIL e a Caixa Econômica Federal – CEF, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT, datado de 12 de dezembro de 2008 e com Autorização de início de Objeto, emitido pela CEF em 11 de junho de 2010.

Clique aqui e leia Chamada Pública nº 001.2013 – BSB

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17 jan
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Idec lança mapa nacional de feiras orgânicas

Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) desenvolveu um mapa de feiras orgânicas e grupos de consumo responsável em todo o Brasil.

A iniciativa surgiu por meio de uma enquete realizada no começo de 2012, que mostrou que 74% dos visitantes disseram que consumiriam mais alimentos orgânicos se fossem mais baratos. Outros 20% optariam por orgânicos se houvesse mais feiras especializadas perto da sua casa.

A pesquisa também demonstrou que os preços de orgânicos em supermercados podem ter uma diferença de até 463% a mais em relação aos mesmos produtos nas feiras orgânicas. O mesmo levantamento identificou pelo menos 140 feiras orgânicas distribuídas em 22 capitais brasileiras.

Alerta
Segundo o Idec, o Brasil sofre de um problema grave de uso exagerado de agrotóxicos, aqueles produtos químicos que, supostamente, servem para proteger os alimentos de pragas. Hoje, somos o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, representando 19% do consumo mundial. Isso equivale a cerca de 5kg de agrotóxicos por brasileiro no ano. Estas substâncias estão presentes irregularmente em 30% dos alimentos que comemos. E por conta da exposição dos produtores com esses químicos, o agrotóxico se tornou a 2a maior causa de intoxicação no país. Quando falamos de agrotóxicos, não falamos apenas do que está na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e outros alimentos.

Acesse o Mapa de feiras orgânicas clicando na imagem abaixo:

Com informações: Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)

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17 jan
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Artesanato transforma a vida de pescadoras no Rio Grande do Sul

Por Dalva de Oliveira

Resgatar a cultura dos Açores e incentivar o turismo é o que o grupo de mulheres pescadoras da Ilha da Pintada, em Porto Alegre/RS, vem fazendo nos últimos catorze anos. A Ilha é composta por descendentes de imigrantes do arquipélago português e de antigos escravos africanos, que trouxeram suas referências culturais.

As vinte e duas mulheres que fazem parte do projeto Art’escama buscam fazer renascer a cultura que estava desaparecida por meio do trabalho artesanal, principalmente com a  escama de peixe. Com a matéria prima, elas desenvolvem um artesanato variado que vai desde a fabricação de biojóias como pulseiras, colares, brincos e flores, passando por itens de vestuário como echarpes, bolsas e vestidos bordados, e até produtos utilitários como bandejas, luminárias e porta guardanapos, que surpreendem pela beleza e suavidade. O artesanato já foi exposto e comercializado em feiras e exposições de alguns estados do país – Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina -, e também no exterior.

O projeto “O artesanato na Rota do Turismo” recebeu investimento social de mais de R$ 170 mil, o que possibilitou a reforma do Centro de Tradições Gaúchas, aquisição de equipamentos, qualificação profissional dos associados e formalização da entidade. O Art’ escama tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do grupo  de  moradores da ilha, ampliando as possibilidades de trabalho e renda,  com capacitação e organização para que seja autossustentável, com foco no turismo e na proteção ambiental.

De acordo com consultora e agente de desenvolvimento sustentável do projeto, Teresinha Carvalho da Silva, o recurso que recebeu da Fundação BB contribui para realizar o grande sonho de todas: ter um espaço para trabalhar e comercializar. “Ficamos muito tempo trabalhando em um local cedido pela Colônia de Pescadores Z5, porém, devido ao horário comercial era difícil para receber os visitantes. Hoje temos o nosso lugar. Muitas mulheres que tinham desistido, voltaram a trabalhar conosco”, disse.

A responsável traça planos para o futuro e não quer deixar passar a oportunidade de apresentar o trabalho e a cultura do grupo na Copa do Mundo de 2014. “Porto Alegre será um das cidades sede da Copa de 2014. Queremos contar a história da Ilha da Pintada por meio do nosso artesanato e fazer parte do evento”, conclui. Teresinha conta ainda que, neste início de ano, elas estão comemorando as boas vendas que fizeram em dezembro de 2012 e a abertura de um ponto de comercialização de produtos derivados da economia solidária na cidade gaúcha de Montenegro.

O empreendimento Art’escama é filiado da UNISOL Brasil desde 2009.

Com informações: Fundação Banco do Brasil

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16 jan
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Prêmio "Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável" recebe inscrições até 1º de fevereiro

Por SPM

Experiências de grupos e organizações produtivas do campo e da floresta serão reconhecidas pelo Prêmio “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”  Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o concurso destacará 30 iniciativas com o troféu “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”. As dez experiências, que obtiverem maiores pontuações, receberão R$ 20 mil cada uma.
A premiação pretende dar visibilidade ao trabalho das mulheres do campo e da floresta, por meio de suas organizações produtivas, no fortalecimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental, e geradoras da segurança e soberania alimentar no País. Foca na produção e na disseminação de conteúdos que subsidiem o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres com participação e controle social.
“Esse prêmio vai reconhecer parte significativa do trabalho que as mulheres fazem para que o Brasil seja um país sustentável. Com isso, precisamos avançar no debate sobre políticas públicas para a igualdade de gênero no campo e na floresta”, explica a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Tatau Godinho.
As inscrições começaram a ser aceitas em 19 de dezembro e terminarão em 1º de fevereiro, pelo endereço eletrônico pelo premio.mulheresrurais2013@spmulheres.gov.br ou pela via postal para: Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR) – Prêmio
“Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”, Via N1 Leste s/nº, Pavilhão de Metas, Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa, CEP: 70.150-908, Brasília-DF.
Poderão ser inscritas trajetórias e experiências que se destacam pela viabilidade econômica, social, cultural e ambiental de grupos de mulheres que integram organizações produtivas, associações e/ou cooperativas. É necessário que essas instituições sejam compostas por um mínimo de 70% de mulheres e tenham presença feminina na direção geral. A cerimônia de entrega da premiação acontecerá em 8 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher, em Brasília.
Realizado pela SPM, o concurso tem como parceiros o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social (Seppir) e o Banco do Brasil.
Acesse aqui o edital Prêmio “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável” <http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=4&data=19/12/2012>.

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09 jan
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Oficina de negócios entre cooperativas do Mercosul lança 2ª edição de boletim

oficinanegocios

A Oficina de Negócios entre cooperativas do Mercosul, iniciativa da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), lançou a 2ª edição de seu boletim trazendo novidades da economia solidária no bloco. Entre elas, a intercooperação que hoje existe entre cooperativas do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, de catadores e catadoras de materiais recicláveis e costureiras com cooperativas do Uruguai dentro da Cadeia Solidária Binacional do PET. Em 2013, já está programado para a 1ª quinzena de abril um encontro de cooperativas de consumo, e também iniciativas com empreendimentos dos parques turísticos e do setor leiteiro entre os países do Mercosul.

Veja o boletim clicando aqui.

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09 jan
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Jornal da UNISOL Brasil faz cobertura especial de seu 3° Congresso

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A 21ª edição do jornal da UNISOL Brasil está imperdível. Esta edição histórica traz cobertura especial do 3° Congresso Nacional da UNISOL Brasil, com todos os detalhes e muitas imagens. O editorial faz uma abordagem da Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento e foi escrito pelo recém-eleito diretor secretário de formação Cláudio Domingos da Silva, cooperado da Metalcoop, de Salto-SP. Você também confere reportagens sobre a formalização Coopercata, da parceria entre o Setur e o Circuito Quilombola e de mais uma iniciativa inovadora da UNIPOL.

No plano internacional, têm visita da Red Del Sur em empreendimentos de Campinas-SP, experiências de Quebec, evento sobre economia solidária no Chile, avanços na Cadeia do PET e no projeto de cooperação da UNISOL Brasil com Cabo Verde.

Leia o jornal clicando aqui. Você também pode acessar as edições anteriores clicando aqui.

Participe dos nossos meios de comunicação enviando notícias, fotos e vídeos. Será uma oportunidade de mostrar para o Brasil e o mundo o relevante trabalho realizado por seu empreendimento.

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02 jan
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CHAMADA PÚBLICA nº 001/2013 – SEBRAE

A Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – UNISOL BRASIL, entidade sem fins econômicos, com sede em São Bernardo do Campo/SP, inscrita no CNPJ sob nº 07.293.586/0001-79, torna público que encontra-se aberto processo seletivo para a contratação de ASSESSOR TÉCNICO DE VALIDAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS, conforme previsto no projeto de “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E FOMENTO À INOVAÇÃO POR MEIO DO EMPREENDEDORISMO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA”, Convênio SEBRAE nº 045/2012 .

Clique AQUI para acessar Edital completo.

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26 dez
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Cooperativas de catadores de Canoas ampliam frota de caminhões

Cinco cooperativas de catadores de Canoas-RS estiveram reunidas com a Secretaria de Meio Ambiente do município e com a Fundação Banco do Brasil, na manhã desta terça-feira, 18 de dezembro, para cerimônia de entrega das chaves de cinco caminhões. Os recursos para a compra dos equipamentos são oriundos do CATAFORTE (Programa de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis), parceria com o a Fundação Banco do Brasil, BNDES e Petrobrás. “Este é um momento muito importante, pois é mais um passo nesta luta de mais de dez anos dos catadores. Com o trabalho e a consciência que demonstram são um grande orgulho para Canoas. Agradeço também todos os parceiros que tornaram este momento possível”, exaltou o prefeito Jairo Jorge.

Também presente, o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, comentou que “este é um momento de muito orgulho para nós, pois sabemos que estes caminhões vão se transformar em renda e melhoria na vida destas pessoas.” O representante da Cooarlas – Cooperativa de Trabalho Amigas e Amigos Solidários, Clóvis Eduardo Aguiar da Silva, também ressaltou a importância do momento para as cooperativas, que a partir de agora terão maior autonomia para buscar os resíduos reciclados, uma vez que os caminhões que eles usavam até hoje eram alugados. Com os novos veículos os lucros da reciclagem irão exclusivamente aos catadores, aumentando assim sua renda e sua qualidade de vida. “Estamos trazendo muitas coisas boas para Canoas, e agradecemos pelo município ter acreditado em nosso trabalho e aos parceiros que temos. Essa é uma história que não iniciou hoje, estamos há mais de dez anos lutando e construindo essa realidade”, comentou Clóvis. Antiga lutadora dos movimentos populares e dos catadores Beatriz da Silva, conhecida como dona Bia, demonstrou emoção ao comentar o momento. “Vai facilitar o recolhimento e a vida de nossos amigos catadores. É uma conquista e uma vitória, pois há muito tempo batalhamos por isso”, disse dona Bia.

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COOARLAS

A COOARLAS surgiu da necessidade de qualificar os processos de gestão e produção, e ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos. Está localizada na comunidade Parque São José, bairro Guajuviras, município de Canoas/RS.

Em 1999 mulheres ligadas a Pastoral da Criança e da Juventude e ao Movimento de Mulheres de Canoas, preocupadas com a inserção de jovens no mercado de trabalho, promoveram uma formação no Programa Serviço Civil Voluntário. A área de atuação escolhida foi a reciclagem, uma vez que existia muito lixo acumulado nos terrenos baldios da comunidade e a coleta seletiva havia sido implementada pela Prefeitura no ano de 1998.

Em maio de 2000 iniciaram um projeto piloto e começaram a catar o lixo da comunidade. As mulheres mobilizaram a comunidade e conquistaram recursos junto ao Orçamento Participativo Estadual para a construção de galpão com 570m2 e realizaram curso de Reciclagem de Resíduos Sólidos preparando para o trabalho no galpão.

O galpão foi inaugurado em 2002, utilizado para as atividades das trabalhadoras da ARLAS e, atualmente da COOARLAS. Os equipamentos como balança e prensa, foram conquistados através de projeto junto ao FMP/CAMP. Entre 2002 e 2009, o número de trabalhadores da ARLAS passou dos 12 iniciais para os 30 atuais, sendo sua absoluta maioria mulheres.

A assembleia de constituição ocorreu em 18/08/09, a aprovação de seu registro se deu em 07/01/10. A formalização da cooperativa possibilitou o estabelecimento de parceria com empresas para realização da triagem de materiais e prestação de serviços de limpeza para terceiros, assim como com a Prefeitura do Município para a realização da coleta seletiva no Programa Coleta Seletiva Compartilhada.

Com informações da Prefeitura Municipal de Canoas e Euclides Bitelo

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