Conferência Internacional encerrou os trabalhos do segundo dia do 3º Congresso da UNISOL Brasil. O painel foi mediado por Israel de Oliveira Santos, coordenador nacional do setorial de Agricultura Familiar da UNISOL, além de parceiros internacionais da Argentina, Itália e Espanha.
O primeiro a discursar foi Salvador Goya, presidente da espanhola Conosud (Associação de Cooperação Internacional Norte-Sul). “É um orgulho receber o convite de uma central que realiza projetos tão bonitos. Acompanhamos a UNISOL desde o seu nascimento, em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Barcelona”, declarou.
Em seguida, Alexia Benitez, da Romanya, ressaltou que as cooperativas tem mostrado que é possível realizar papel educacional, fazendo menção ao saudoso Enrico Giusti, um dos grandes líderes do movimento social, que acreditava no princípio da ética em cada ação. Alexia participa do Congresso da UNISOL Brasil desde o primeiro, realizado em 2006.
Peru Sasía, presidente da Banca Ética Fiare Espanha, fomentou que recentemente, com a ajuda da UNISOL Brasil, conquistou importante parceria com a Banca Popular Ética da Itália – sociedade que pretende envolver mais de 50.000 sócios cooperados, além de valorizar o cooperativismo de crédito que, de acordo com Sasía, vem se tornando medida revolucionária contra a crise.
A italiana Sabina Breveglieri, da Nexus, juntamente com Eleonora Migno, representante da Cospe (Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes), reforçaram as dificuldades e crises financeiras que estão afetando a Europa. No entanto, apostam em parcerias, como a da UNISOL Brasil, para reforçar a identidade política que estas centrais de cooperativas vêm adquirindo ao longo dos anos.
Por sua vez, Alessandro Alberani, da CISL (Confederação Italiana Sindical de Trabalhadores) Bologna, levantou a bandeira da produtividade econômica com responsabilidade social, reforçando a ideia e os valores do cooperativismo.
Já o presidente da Confederação de Cooperativas de Trabalho da Argentina, Cristian Orthon, salientou sobre o pioneirismo argentino em buscar parcerias no Mercosul. Por fim, um rápido agradecimento de Gabriel Isola, representante da Rede Del Sur e a Recm (Reunião Especializada do Mercosul) e pausa para confraternização entre todos os participantes do 3º Congresso.

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp