Duas representantes da Cospe (Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti), Eleonora Migno e Ada Trifirò, chegaram no Brasil no dia 26 de julho para definir estratégias ao lado da parceira UNISOL Brasil. Um dos pontos levantados durante o encontro foi à formação do setorial de Turismo, mas a missão também envolveu visitas a empreendimentos que atuam com Agricultura Familiar e que tem potencial de vinculo com a área do turismo rural na região de Teresópolis, no Rio de Janeiro.
No dia 30, estiveram na cidade de Canoas, em Porto Alegre, conhecendo de perto a experiência da Coarlas (Cooperativa de Recicladoras Amigas e Amigos Solidários), que atua no campo da reciclagem. A instituição também faz parte da Cadeia Binacional do PET. Neste mesmo dia, Sabina Breveglieri, da Nexus – CGIL (Emília Romagna) participou da visita.
Eleonora e Ada já estiveram visitando o País em outras oportunidades, mas essa é a primeira vez que viram de perto a maneira como o a UNISOL se organiza nos estados e a proximidade dela com os empreendimentos filiados. A agenda em território nacional contou ainda com reunião na TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro). Na ocasião, estavam presentes o diretor de relações institucionais da UNISOL, Joel Alves Caldeira, e representantes da organização AndaBrasil.
As representantes da Cospe encerraram os trabalhos por aqui em primeiro de agosto, mas a agenda da Nexus continua. Após a visita em Porto Alegre, Sabrina acompanhou o dia-a-dia na Coopasub. No dia 10 ela esteve na Coopertextil e no dia 15 visitará a Cocajupi, na cidade de Picos, no Piauí, onde a entidade mantém projeto para construir linha de produção para fabricação de Cajuína.
PET – Hoje a Cadeia Binacional do PET envolve 135 empreendimentos do Rio Grande do Sul na área de coleta e reciclagem, com 2.079 trabalhadores. Também fazem parte dessa cadeia a Coopertextil, localizada em Minas Gerais, a Coopima, do Uruguai, além de outros empreendimentos.[nggallery id=15]

Continue lendo outras notícias e artigos.

Receba novidades por e-mail

Oportunidades de emprego, promoções de produtos e novidades da Unisol Brasil por e-mail.

    Solicite uma Assessoria

    Queremos que seu empreendimento solidário consiga prosperar coletivamente em sua comunidade

    Enviar mensagem no WhatsApp