Nos dias 09 e 10/11, uma parceria entre a Rede Articulando e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) deu início a uma experiência inédita, levando para os hotéis da associação estandes de exposição e comercialização de peças do artesanato paulista.

O piloto dessa ação aconteceu no hotel Travel Inn Ibirapuera, e a intenção é divulgar o artesanato, promover o trabalho artesanal e valorizar as peças desenvolvidas em São Paulo. Displays especiais para a exposição dos itens foram desenvolvidos pela Rede Articulando, em harmonia com o foyer do hotel. Foram expostos e comercializados produtos em cerâmica, toy art, acessórios, bolsas e outros itens para decoração.

O público do hotel inclui turistas e também executivos, pessoas que lá estão hospedadas a trabalho. A seleção dos itens levou isso em consideração. Em acordo com a direção do hotel e a ABIH, esse piloto aconteceu em horário determinado pelo maior trânsito e presença dos hóspedes, entre 19h e 22h. É um primeiro teste, que ajudará a modular a proposta.

Para Marina Prudente de Toledo, da Rede Articulando, estar nesse lugar dá visibilidade tanto para o artesão/ã quanto para o artesanato, e promove sua valorização: “Um dos grandes pilares da Rede é a valorização do artesanato do estado de São Paulo. Falar em inovação em artesanato pode parecer estranho para muita gente, mas é fundamental. Temos que inovar principalmente em momentos de crise, como esse que estamos passando, e percebemos que é possível mudar modelos antigos, ultrapassados, e criar parcerias que são inusitadas como a própria forma de expor, desenvolvendo um mobiliário que valoriza ainda mais os produtos artesanais. Turismo está ligado diretamente a artesanato, em qualquer parte do mundo se faz essa dobradinha, por que não aqui? Plantamos a semente. Os números ainda são insípidos porque foram só dois dias, mas já há uma mudança, foram apresentadas possibilidades de expormos em outros hotéis da rede Travel Inn, em Higienópolis, Vila Olímpia, e isso mostra a capilaridade que a rede hoteleira pode oferecer ao artesanato paulistano”.

Para a ABIH, parcerias como essa vão ao encontro do objetivo de fomentar hotéis associados trazendo novas perspectivas de receita e novidades para os hóspedes. Quem avalia é Gláucia Sangiovanni, gerente operacional da associação em São Paulo. “Foi muito gratificante estar no lançamento do projeto e ver os artesãos abertos a ações novas. E o que eu vi também da rede Travel Inn foi uma reciprocidade verdadeira. Eles estão muito contentes com o projeto e já pensam em levar esse trabalho para outros hotéis da rede, nas épocas de alta; para que os hóspedes possam ver que o artesanato paulista existe com uma qualidade superior à que é esperada. A perspectiva para 2018 é que consigamos levar isso para outros hotéis da nossa associação. Foi um trabalho pioneiro no Travel Inn e espero que no próximo ano muitos outros hotéis recebam a Rede Articulando”.

Marina, da Rede Articulando, avalia que essa experiência vai fazer muita diferença em como as pessoas e empresários de outros ramos enxergam o artesanato, e que é possível explorar outras formas de comercialização, sem esquecer das políticas públicas. Criada em 2015 com o objetivo de realizar projetos para a promoção e desenvolvimento do artesanato, a Rede Articulando busca valorizar, informar, divulgar, comercializar e capacitar artesãos e artesãs paulistas e paulistanos. Além de constituir representatividade para esses profissionais, busca aproximá-los dos princípios da economia solidária.

O grupo facilita a participação em feiras e eventos de parceiros e promove articulações, além de ajudar na construção de propostas de políticas públicas ou demandas específicas.